Aromáticas e Medicinais

Poejo, uma aromática repelente a plantar no seu jardim

Mentha pulegium (poejo inglês)

O poejo é ótimo para usar como repelente de insetos. Esfregue-o na pele em piqueniques ou quando andar a trabalhar no jardim durante as “épocas de insetos”.

Descrição

  • Poejo inglês (Mentha pulegium): Perene resistente com 30 cm de altura.
  • Poejo americano (Hedeoma pulegioides): Anual resistente com 30 a 40 cm de altura.

Flores: Flores tubulares lilases azuladas florescem entre meados e finais do verão nos pontos em que as folhas nascem dos caules.

Folhas: Ambos os tipos de poejo são membros da família das hortelãs e possuem os característicos caules quadrados. O poejo forma um tapete de folhas opostas com 2 cm de comprimento, ligeiramente pilosas, em caules rastejantes. O poejo americano é uma planta mais direita com folhas até 3 cm de comprimento.

Em locais protegidos, esta planta pode manter as folhas no inverno.

Sabor e fragância: Possui uma fragância a hortelã.

Como cultivar

Quando plantar: Semeie directamente no jardim cerca de duas semanas antes das últimas geadas. Plante estacas ou faça mergulhias do poejo inglês no início do verão; divida as plantas na primavera ou no outono.

Onde plantar: Prefere a luz direta do sol ou sombra parcial.

Solo e fertilidade: O poejo prefere solos húmidos de fertilidade mediana; aplique composto em anos alternados. O variedade americana necessita de um local fértil e bem drenado.

Espaço entre as plantas: Conceda 15 cm de distância entre plantas da variedade inglesa e 20 a 25 cm entre plantas da variedade americana.

Pragas: Afídios, aranhiços, pulgões, lagartas.

Colheita

Quando colher: Apanhe raminhos individuais de manhã, quando a planta tiver atingido pelo menos 20 cm de altura ou os caules tiverem 20 cm de comprimento. Para secar colha na primavera e no verão antes e depois do florescimento.

Como colher: Corte a ponta dos caules ou caules inteiros, vários centímetros acima da superfície do solo.

Secagem: Pendure os ramos pela base para secarem ao ar.

Utilizações: Esfregue poejos na pele para repelir de insetos. Ou apanhe um bouquet para enfeitar uma mesa de piquenique e esmague as folhas de vez em quando para libertarem a sua fragância. Junte folhas secas a almofadas repelentes de pulgas para os seus animais de estimação.

Fotos: Pixabay

Livro “Manual prático de plantas e ervas aromáticas” de Miranda Smith

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar