Plantas Ornamentais Varandas e Terraços

Polygala myrtifolia: arbustos com flor durante todo o ano

Pormenor da flor Polygala

A Polygala myrtifolia é uma das mais de 500 espécies da família Polygalaceae e é originária da Africa do Sul. Trata-se de um arbusto de médio porte, com altura máxima de cerca de 2 m e muito ramificada desde a base. As folhas de forma ovada têm cerca de 5 cm de comprimento, são verdes claras e muito densas.

As flores lilases e muito decorativas vão aparecendo ao longo de todas as estações do ano, atingindo a sua exuberância máxima no início da primavera. Somente nos invernos mais frios deixa de dar flor e tolera geadas até -5ºC.

Localização e condições ambientais

No que respeita à localização preferencial num jardim, a Polygala fica mais bonita e florida em locais com grande exposição solar. É uma planta muito atraente e resistente, tolerando solos mais pobres, locais ventosos e águas calcárias, mas só atinge o esplendor quando os solos são férteis e bem drenados.

Polygalas mantida em bola

Usos

Pode ser usado em rock gardens e em jardins junto à costa. Uma vez estabelecida, necessita de poucas regas, e apenas nos meses mais quentes. Se for plantado em meia sombra, o seu crescimento tende a ser mais frouxo produzindo menos flores. É uma planta perfeita também para ser utilizada em vasos, para colorir um terraço ou uma varanda.

Manutenção

Com o passar dos anos, as Polygalas tendem a ficar com os troncos mais lenhosos e com um ar desarrumado; para contrariar esta evolução aconselhamos podas ligeiras e regulares para as manter ramificadas desde a base e com maior densidade de folhagem. As fertilizações ajudam a promover a floração e a manter a planta em bom estado fitossanitário. Para tal deve ter o cuidado de incorporar adubo orgânico no inverno e fertilizante equilibrado e rico em azoto e potássio na primavera.

As Polygalas são cada vez mais populares nos nossos jardins e centros de jardinagem, estando disponíveis em diferentes formas e dimensões, como ilustra a fotografia. As plantas mais comuns e mais vendidas estão em vasos de 19 cm e custam cerca de 8€.

Tome nota:
  • Plantar em canteiros ou terraços com muito Sol;
  • Arbusto com flor durante quase todo o ano mas sobretudo na primavera;
  • Pode ser plantada em vasos ou floreiras;
  • Deve realizar podas regulares para a manter compacta;

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar