Para 4 pessoas | 60 minutos
Ingredientes
500 g de migas de bacalhau previamente demolhadas (ou das congeladas)
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 alhos-franceses
200 ml de natas frescas ou crème fraîche
Preparação
Descasque as batatas e corte-as em cubos não muito grandes. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa só camada, tempere com um pouco de sal e regue com um pouco de azeite (eu gosto de usar o azeite em spray).
Leve as batatas a assar em forno previamente aquecido a 180 °C com ventilação, deixando-as cozinhar até que fiquem macias por dentro e crocantes por fora. Entretanto corte o alho-francês em rodelas finas e lave-o bem para libertar toda a areia que possam ter. Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho laminados e o alho-francês e deixe refogar até ficar macio.
Junte depois o bacalhau bem escorrido e deixe estufar juntamente com o alho-francês. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Depois de as batatas estarem cozinhadas, envolva-as na mistura de bacalhau e acrescente duas ou três colheres de sopa das natas e envolva bem.
Coloque depois a mistura num prato que possa ir ao forno e por cima deite as restantes natas. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180 °C durante cerca de 20 minutos, apenas para dourar a superfície.
Sirva acompanhado por feijão-verde cozido!