Ornamentais

Preparar as plantas para o frio

Cuidados a ter com as suas plantas no inverno

No inverno as temperaturas descem, os dias são mais pequenos e por consequência o metabolismo das plantas também diminui. Logo as nossas plantas vão necessitar de menos cuidados de manutenção, o que não é mau, pois vai nos permitir usufruir mais delas sem termos tanto trabalho como na primavera e no verão. Há uma série de tarefas que devemos reduzir ou mesmo deixar de fazer.

É normal que as plantas nesta altura não pareçam tão bonitas como na primavera ou no verão, mas não tenham a tentação de se por a regar e a adubar para ver se elas “arrebitam” porque isso só vai piorar!

 

O que não deve fazer

– Eu não sou grande adepta de borrifar as plantas, a não ser que seja para limpar o pó a seguir, naqueles dias de muito calor até consigo perceber, se estiverem 40 graus, no inverno, não é mesmo necessário e podemos estar a  criar as condições para atrair uma série de fungos para as nossas plantas.

– Devemos reduzir drasticamente as regas e para além de só regar quando o substrato está completamente seco, regar até o substrato ficar bem molhado, mas só mesmo até começar a sair pelos furos, mas pouco, não é tipo cascata.

– Reduzir as adubações, a não ser que as temperaturas não desçam muito, se for um inverno ameno, podem adubar menos, mas não parar completamente. Atenção que plantas como as  orquídeas em floração, ou plantas em pleno desenvolvimento ou frutificação devem ser adubadas regularmente. Aí é uma questão de bom senso, se virmos que há uma planta que está a produzir novas folhas e flores podemos adubar pois é sinal que ela está a precisar.

– Não é uma boa altura para multiplicar, fazer estacas, colocar a enraizar, etc.

– Não é a altura ideal para mudar de vaso as plantas, a não ser que estas estejam a precisar desesperadamente, que já não cresçam de todo, que tenham o substrato encharcado, ou algum problema grave, caso contrário devemos esperar pela primavera.

 

O que deve fazer

Verificar bem se todos os vasos estão drenados, se isto é importante nas outras estações do ano, no inverno ainda é mais, pois com o frio e a elevada humidade do ar  o substrato vai ter ainda mais dificuldade em secar e se não tem drenagem isso vai ser um grande problema.

– Mudar sempre as plantas para vasos com furos de drenagem.

– Aproximar mais as plantas das janelas para que tenham acesso a mais luz.

Retirar as folhas secas para evitar o aparecimento de pragas e doenças e aliviar as plantas no inverno.

– Proteger algumas plantas do frio, coloca-las mais perto da luz, das janelas, para apanharem mas sol e calor.

– Atenção à temperatura da água, nas zonas mais frias do pais, se podermos, deixar a água ficar à temperatura ambiente, por vezes quando sai dos canos está gelada, coitadas das plantas… ou até regar com a água ligeiramente tépida, estamos a falar no caso das plantas de interior, claro.

Limpar as folhas das plantas com um pano e água, ajuda a que as plantas façam a fotossíntese de forma mais eficaz, logo sejam mais saudáveis e por outro lado ao estarmos a limpá-las observamo-las e vemos se existem algumas pragas ou doenças que precisamos estar atentos. Agora que há menos luz e sol disponível isto ainda é mais importante.

Limpar folhas

– Nas zonas e dias mais frios, devemos bloquear o frio que vem da rua, e aquecer a casa  sem ser diretamente para cima das plantas ( não colocar as plantas  diretamente em cima das lareiras, aquecedores, etc)

– Arejar sempre a casa, mesmo nos dias frios.. nem que seja 10 minutos para fazer o ar circular e evitar o aparecimento de pragas e doenças que têm tendência a aparecer com a humidade e o calor dos aquecedores.

 

Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar