O funcho é um diurético natural e promove a saúde do fígado, dos rins e do baço. Como muitos vegetais, contém fitoquímicos, incluindo a rutina, a quercetina e o caempferol, que atuam como poderosos antioxidantes.
A rutina fortalece os vasos capilares, melhorando a má circulação, enquanto a quercetina evita doenças inflamatórias como a asma. Provou-se que o caempferol reduz o risco de doenças cardíacas. O anetole outro composto presente no funcho, é um antiespasmódico, que evita espasmos intestinais, de que sofrem muitas vezes as pessoas com síndrome do cólon irritável.
Ao nível de nutrientes, o funcho é composto por vitaminas B3, B5, C, E, K, betacaroteno, biotina, folato, cálcio, iodo, ferro, magnésio, manganés, fósforo, potássio, selénio, zinco e fibra.
Este bolbo verde é muito rico em antioxidantes que evitam diversas doenças e pode ser comido cru ou cozinhado. Fique agora aqui com algumas receitas a fazer com esta planta e tire o melhor partido das suas propriedades.
Funcho salteado
Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 bolbos de funcho, limpos e com rodelas finas
- 8 dentes de alho
- Pimenta preta moída
Preparação
Aquece o azeite numa frigideira, junte o funcho e frite levemente o alho até ficar ligeiramente mole. Tempere com pimenta preta. Sirva como acompanhamento ou com pão integral estaladiço e queijo.
O funcho é recomendado, por muitos nutricionistas, para perder peso, possuindo propriedades que fazem reduzir o apetite e que criam a sensação de que o estômago está cheio. Este sumo, põe-nos qualquer um em forma depois de uma patuscada.
Sumo de pepino, aipo, abóbora e funcho
Ingredientes
- ½ pepino, cortado em pedaços
- 3 talos de aipo, incluindo a parte superior, cortados em pedaços
- ½ abóbora descascada (sem as sementes) e cortada em pedaços
- 2 bolbos de funcho aos quartos
Preparação
Esprema alternadamente os pedaços de pepino, aipo, abóbora e funcho num espremedor. Mexa e beba imediatamente.
Livros “Top 100 alimentos que curam” de Paula Bartimeus e “Top 100 sumos” de Sarah Owen
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.