Neste artigo vamos falar de próteas ou proteas (consoante a região do país). O seu nome foi inspirado da mitologia Grega.
Protea leva o nome de Proteus, filho de Poisedon (ou Neptuno, como lhe chamam os Romanos), Deus do mar. Proteus seguiu as pisadas do pai e também era um dos Deuses do mar, capaz de se transformar em tudo, até mesmo nas criaturas mais aterradoras.
Desta vez, apresentamos-lhe um trio muito especial. A Protea Niobe e a Limelight são nativas da África do Sul, assim como a Protea Special Pink Ice. E todas as que aqui temos foram cultivadas pela Flora Toscana, o maior produtor de próteas da Europa.
Ora vejamos como plantar e cuidar destas próteas, mantendo-as em vaso.
Material necessário
- Protea Niobe
- Prótea Limeight
- Protea Special Pink Ice
- Vaso de plástico ou barro com 40 cm de altura e 35 cm de diâmetro (mínimo)
- Regador
- Substrato para próteas
- Argila expandida
- Adubo para próteas
- Casca de pinheiro
- Geotêxtil
As próteas e estão habituadas a desenvolverem-se em condições adversas, solos pobres, pouca rega e calor. Dão flor uma única vez por ano, consoante a espécie o período de floração é na primavera ou no outono.
Estas três estão em flor no outono, muitas outras variedades estão em flor na primavera. O melhor é ter várias, para que o seu jardim, varanda ou terraço estejam sempre floridos.
E pode ver que esta é uma boa época do ano para as plantar no seu jardim, varanda ou terraço.
Precisam de sol direto, substrato ácido, leve, bem drenado e pobre. Assim, todas elas se dão bem no jardim, mas se não tiver espaço pode cultivá-las perfeitamente em vaso, como viu no vídeo.
A Protea Special Pink Ice, com a sua forma mais compacta, é especialmente indicada para vaso.
Deve depois fertilizar a seguir à floração, no verão e no outono, com um fertilizante sem fósforo. Como não suportam fertilizante em excesso, mais vale pôr a menos do que a mais.
Regue semanalmente e faça uma poda no fim da floração, removendo a haste floral, cortando pelo nível das folhas.
Se está interessado em saber como arranjar e manter esta bela planta em sua casa, aconselhamos a que veja os nossos outros vídeos de proteas.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.