Plantas

Remédios caseiros com cebola

Desde há muito tempo que a cebola detém um papel essencial na medicina popular, possuindo inúmeras propriedades benéficas e aplicações para a saúde do nosso organismo. Esta hortícola quando consumida com regularidade, ajuda a controlar a tensão arterial, problemas cardíacos e a reduzir o nível de colesterol. Este legume é ainda um excelente protector, expectorante, anticancerígeno e antibiótico.

Fique agora a conhecer alguns remédios que pode fazer em casa com esta hortícola e que podem ser muito úteis no tratamento de diversas maleitas.

Xarope de cebola para a tosse

As propriedades adstringentes da cebola são muito conhecidas. É ideal para tratar a tosse. Parta o equivalente a 4 chávenas de cebolas em fatias. Adicione a 4 chávenas de água. Adicione 2 chávenas de açúcar mascavado e 6 colheres de sopa de mel. Deixe ferver durante 4 horas, tapando o recipiente. Retire as cebolas do líquido e coloque numa garrafa etiquetada. Tome à colher para aliviar a tosse.

Tratar a asma com cebolas

Corte uma cebola em fatias muito finas e coloque-as num taça. Cubra as fatias com mel e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, retire o mel das fatias de cebola e tome 1 colher de sopa 3 a 4 vezes ao dia.

Tratar a bronquite com cataplasma de cebola

Frite a cebola e aplique sobre o peito depois de esfregar a área com azeite. Tape com um pano de flanela para manter a zona quente. Coloque uma botija de água quente para debelar rapidamente o congestionamento.

Compressas com cebolas

Coza ligeiramente 4 cebolas médias descascadas e picadas no vapor e envolva-as na musselina ou saco de linho. Aplique sobre a área inflamada ou dorida. Logo que a compressa arrefeça substitua-a por outra. Repita até 4 vezes seguidas, ou até que os sintomas aliviem. Podem ser utilizadas para o tratamento de feridas inflamadas, dores de cabeça e de ouvidos.

Ruptura de ligamentos

Coloque uma cebola grande no misturador e moa até estar em pó. Adicione 1 chávena de azeite e misture até obter uma consistência suave. Espalhe um pano limpo e use como cataplasma nos ligamentos. Tape para manter quente. É bom para ter à mão se tiver filhos que joguem futebol.

Sumo de cebola para tratar a acne

Limpe bem o rosto e aplique o sumo de cebola. Deixe atuar durante 15 minutos. Enxague. Use diariamente.

Tratamento de calosidades

Coloque uma fatia de cebola crua sobre a calosidade e deixe de um dia para o outro. Repita este procedimento durante 3 a 4 semanas. Alho em pó é igualmente eficaz.

Dissolver coágulos com cebola frita

Os cientistas ingleses defendem a ingestão desta hortícola frita para ajudar o corpo a dissolver coágulos sanguíneos e prevenir a sua formação.

Fotos: Thinkstock

Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd

Livro “Top 100 Remédios caseiros” de Sarah Merson

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar