São muitos os tipos de salsa que podemos cultivar facilmente, como a salsa-vulgar, de folha lisa, e a salsa-frisada. Escolha por isso a que mais gostar ou cultive um pouco de cada uma.
36 Kcal/100 g, rica em potássio, cálcio e vitamina C.
A salsa (Petroselinum crispum) pertence à família das Umbelíferas, é uma planta vivaz e, dentro das plantas aromáticas, é uma das mais utilizadas em todo o mundo.
Podemos encontrar a salsa-vulgar, de folha lisa, e a salsa-frisada, muito utilizada na gastronomia. É uma planta aromática bastante presente na gastronomia portuguesa, em diversos pratos, como as pataniscas, sopas ou das saladas.
Condições ótimas de cultivo
Para um correto crescimento desta planta, a temperatura do ar deve estar entre os 7 °C e os 26 °C, sendo a temperatura ótima de 20 °C. Apesar de ser uma planta resistente ao frio, prefere climas quentes e bastante luz. Não se dá bem com pH ácido.
Após a emergência das plantas e estas atingirem 5-8 cm de altura, deve ser feita a monda, de forma a conseguirmos assegurar um correto desenvolvimento das plantas remanescentes.
Sementeira e/ou plantação
É uma planta que se propaga através de semente. A sementeira em local definitivo deve ser feita entre março e abril, para se colher no verão, ou entre agosto e setembro, para se colher no inverno, embora possa ser semeada durante todo o ano, de forma a podermos ter salsa sempre disponível.
As sementes devem ser demolhadas durante aproximadamente 12 horas, antes de serem colocadas no solo, a uma profundidade de 0,5 cm, acabando po. O compasso de plantação dever ser 20 x 15 cm. É uma planta que não se dá bem com composto pouco curtido.
Consociações
Consociações favoráveis: Tomate, cebola, espargo.
Consociações desfavoráveis: Alface.
Cuidados culturais
É uma planta que necessita de bastante água, sobretudo no verão. A rega deve ser feita de forma a assegurar um nível de humidade constante no solo/substrato, devendo-se evitar períodos de seca ou períodos de encharcamento. A quantidade de água necessária vai aumentando à medida que a planta vai crescendo.
Petroselinum crispum
Altura: 20-30 cm.
Época de sementeira: A sementeira em local definitivo deve ser feita entre março e abril, para se colher no verão, ou entre agosto e setembro, para se colher no inverno, embora possa ser semeada durante todo o ano.
Local de cultivo aconselhado: A temperatura do ar deve estar entre os 7 °C e os 26 °C, sendo a temperatura ótima de 20 °C. Apesar de resistente ao frio, prefere climas quentes e bastante luz. Não se dá bem com pH ácido.
Manutenção: A rega deve ser feita regularmente, devendo-se evitar períodos de seca ou períodos de encharcamento.
Colheita e conservação
A colheita inicia-se dois meses após a sementeira, cortando-se as folhas à medida que se precisa, de forma a poderem ir crescendo folhas novas e para que as plantas não espiguem muito cedo. O período de colheita prolonga-se por 2-3 meses, cortando-se os caules pela base, não apenas as folhas.
A colheita deve ser realizada da parte da manhã, uma vez que é durante este período do dia que se concentram os óleos essenciais, responsáveis pelo aroma e sabor característicos desta planta.