O sarraceno (Polygonum fagopirum) faz parte da família das Poligonáceas e é uma planta que aquece e nutre nos dias frios e húmidos de inverno. O trigo-sarraceno ou trigo preto, apesar da sua designação, não é um cereal mas sim um pseudo cereal. Não pertence à família dos cereais (Gramíneas ou Poáceas) mas sim à família do ruibarbo, dos catacuzes (Rumex).
É muito utilizado na cozinha tradicional da Ucrânia, com o nome de Kasha. Não contém glúten e é um alimento que aquece e nutre.
Propriedades e utilizações
Não contém glúten. Excelente remineralizante do organismo, contém muito magnésio útil para as células nervosas, ferro, cálcio, fósforo, fluor, magnésio e vitaminas do grupo B, E e P (rutina). Contém um aminoácido, normalmente ausente nos cereais, a lisina, e ainda rutina e esculosida.
Recomenda-se a grávidas, mães a amamentar, estados de convalescença, hipertensão, fragilidade intestinal, diarreia crónica, leucorreia, hemorroidas, frieiras frequentes, esgotamento intelectual e esforço cerebral. Aumenta circulação venosa dos pés e das mãos. Indicado nas estações frias e húmidas.
O sarraceno é também uma planta muito importante e enriquecedora para o solo e as abelhas. Cozinha-se como o arroz integral ou pode adquirir-se também em farinha para a confeção de bolos, pão ou crepes. Na Grã-Bretanha é apelidado de blé noir. Em inglês é conhecido por buckwheat.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.