Começar o dia com o forno ligado e uma mesa posta e composta para o pequeno almoço é para mim a melhor forma de começar o dia. Mas, raramente isso é possível e deixo esses “acontecimentos” para datas mais especiais ou fins de semana vagarosos, em que há vontade e disponibilidade de começar assim o dia. Como ando vontade de uma manhã assim, sugiro estes scones, que se preparam rapidamente, para começar o dia. Ou, em alternativa, para um lanche delicioso ao final da tarde.
Ingredientes
Para 8 scones
(Adaptado de “Simple Honest Food” – Bill Granger, página 50)
(Chávena usada com 230ml de capacidade)
- 2 chávenas de farinha
- 6 colheres de sobremesa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 100g de manteiga
- 1/2 chávena de mirtilos (usei congelados)
- 2 ovos + 1 para pincelar
- 100ml de natas
Preparação
Misture a farinha com o açúcar, o fermento e uma pitada de sal até estarem misturados. Coloque depois no robot de cozinha e misture a manteiga fria e cortada em cubinhos, e misture tudo com o robot até estar ainda com alguns pedaços de manteiga mal misturados.
Coloque a mistura numa taça e acrescente agora os dois ovos batidos e as natas e misture rapidamente com uma colher, mas sem trabalhar a massa em demasia. Passe os mirtilos por um pouco de farinha e com as mãos misture-os à massa.
Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e forme um quadrado. Corte o quadrado em quartos e depois cada quarto ao meio na diagonal de modo a formar um triângulo.
Transfira os scones para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com o restante ovo batido. Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos. Sirva ainda mornos com manteiga.
Visite o blog da autora, As Minhas Receitas.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.