Mais uma semana de verão em que as regas não devem ser descuradas. Também há uma série de arbustos e herbáceas de folha persistente que devem ser podados para não perderem a forma.
Com o calor e as regas regulares as plantas tendem a crescer mais do que o normal e se queremos controlar o tamanho devemos ir podando regularmente e não fazer podas radicais.
Semear e plantar folhas nos dias 23 e 24
As plantas verdes de folha devem fazer diariamente parte da nossa alimentação, logo deverá estar sempre a semeá-las para que nunca faltem. Prepare já, em tabuleiros, as suas sementeiras de couves variadas bem como de nabiças. Assim, quando chegar o inverno estarão em condições de ser transplantadas para o local definitivo. O inverno é a época das couves e nada melhor do que ter as suas: couve-coração, couve-portuguesa, couve-lombarda, couve-frisada, couve-flor, couves-de-Bruxelas. Escolha as que mais gostar e não se vai arrepender.
Dia 25 é dia de nodo lunar
Neste dia deverão ser evitadas atividades de sementeiras de qualquer tipo de espécie. Todas as outras tarefas como combate a infestantes e controlo de pragas e doenças podem e devem ser feitas.
No dia 26 semeie e plante frutos
Nesta época a produção e grande parte de frutos está em pleno e não é a época ideal para plantar árvores de fruto. Pode no entanto optar por plantar alguns maracujás, trepadeira que gosta muito de sol e que muito facilmente se desenvolve. Tem ainda a vantagem de ter uma floração azul exuberante na primavera e verão. Para que se desenvolvam em condições, plante-as a 0,8 m umas das outras. Pode ainda plantar algumas árvores de fruto (por exemplo citrinos com as laranjeiras, limoeiros e tangerineiras) desde que sejam árvores envasadas e que estejam bem conformadas. Muita atenção ao tamanho da cova de plantação, fertilização de fundo e regas regulares nas próximas semanas.
Os dias 27, 28 e 29 são os ideais para semear e plantar raízes
No verão na horta nunca há descanso, há sempre alguma coisa para semear ou plantar. As plantas cujas raízes consumimos são muitas e muito versáteis, logo indispensáveis na horta. Rabanetes, beterraba e nabo são algumas delas.
É tempo de colher
Esta época é plena de colheitas de frutos, legumes e até de flores. Pêssegos, ameixas, morangos, quivis, melões e melancias, curgetes, cenouras, alfaces, rúcula, canónigos, etc. É tempo de aproveitar bem as colheitas e comer alimentos bem frescos e deliciosos. Nada melhor do que comer fruta acabada de colher da árvore.
Combater pragas, doenças e infestantes nos dias 23 a 26
Atenção redobrada a todo o tipo de pragas e doenças, fungos, pulgões, cochonilhas, aranhiços, lagartas, etc. Atacam desde árvores a arbustos e herbáceas, sejam elas ornamentais ou comestíveis. As roseiras são das plantas mais atacadas e convém fazer uma prevenção para evitar que estas sofram muito. Também as árvores de fruto e em especial os citrinos sofrem vários ataques, é importante que o combate seja feito a tempo e se possível em modo biológico.
, Hafiz Issadeen via Flickr
Leia também: Calendário lunar de julho
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.