Manutenção Geral

Um guia prático: a horta em agosto

A horta em agosto só lhe pede uma coisa: água, pois sol e calor há sempre de sobra!

Por isso, aproveitando as boas temperaturas que tanto ajudam as nossas plantas, vejamos alguns truques e dicas para a manutenção da horta.

Alfaces durante todo o Verão

Para ter saladas frescas até ao Outono transplante de 15 em 15 dias as plantações de alface do viveiro para os canteiros. Extraia os torrões da bandeja de sementeira, faça buracos com o tamanho das raízes e coloque as plantas respeitando pelo menos 25 cm de separação.

Se pretende colocá-las em fileira, pode usar um cordel como guia. Depois, pressione bem a terra com as mãos, deixando as raízes cobertas, e regue. A partir daí, as regas devem ser copiosas e regulares.

Para reduzir pragas

Rotação de cultivos

A rotação de cultivos consiste em evitar produzir um tipo de hortaliças na mesma parcela de terreno durante anos consecutivos e tem várias vantagens:

  • A primeira é impedir que a terra se esgote demasiado devido ao consumo excessivo de determinado nutriente necessário para uma espécie em particular.
  • A segunda é que muitas das pragas que atacam as hortaliças necessitam várias épocas para completar o seu ciclo vital, de forma que se mudar o cultivo antes de este estar concluído, os insectos morrem.
  1. Se durante 3 anos consecutivos plantar couves na sua parcela e no primeiro ano estas sofrerem o ataque de alguma praga, então é provável que esta se reproduza ano após ano, atacando sempre os cultivos.
  2. Mas se substituir a couve no segundo e terceiro ano por hortaliças diferentes, insensíveis àquela praga, esta desaparecerá por completo.

Ordens do mês

Plantar

Espinafres, rabanetes, acelgas, alfaces. Estas são as sementeiras que pode fazer no terreno, mas semeie ao final da tarde. Também pode semear repolhos, couves de Bruxelas e couve-flor.

Regar

Embora os dias sejam mais curtos, as plantas da horta em agosto continuam a necessitar de água diariamente. No entanto, reduza as regas em caso de necessidade.

Adubar

Os últimos tomates, pimentos e beringelas agradecem adubo orgânico.

Podar

Depois da colheita de ameixas, cerejas, damascos e pêssegos, elimine os ramos secos, as que cresceram demasiado e as que estorvam as outras.

Tratar

Quer os insectos do solo como as daninhas têm que ser eliminados antes de fazer as sementeiras. Por isso, recomendamos mondar e aplicar insecticida específico antes de por mãos à obra.

Estacas semi-maduras

Agosto e setembro são os melhores meses para fazer estacas de Coníferas. Os ramos começam a amadurecer agora e podem ser plantados no exterior, em caixa, sem necessidade de calor extra.

  1. Escolha rebentos-guia fortes, com folhagem jovem na extremidade. Corte por baixo de um nó e elimine os rebentos laterais do terço inferior, deixando uma cicatriz que estimulará o enraizamento.
  2. As estacas de algumas coníferas demoram alguns meses a emitir raízes. Faça uma pequena incisão na base da casca para acelerar o processo e unte em hormonas de enraizamento.
  3. Plante as estacas em vasos com substrato para multiplicações. Pressione bem a superfície, regue e coloque os recipientes em local fresco e sombreado até enraizarem.

Leia mais: Multiplique as suas plantas – estacas: arbustos e espécies trepadeiras

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar