Decoração

Varandas com ambiente tropical

Com o verão a chegar ao fim, poderemos sempre criar um ambiente mais exótico nas nossas varandas. Através de plantas tropicais que se dão bem no nosso clima, estaremos sempre rodeados por plantas que nos levam para o verão.

As plantas tropicais, com o seu aspeto fresco e leve, suavizam o ar pesado e nublado das estações mais frias.

Tirando proveito da forma e recorte das folhas, das várias tonalidades de verde, de diversas alturas diferentes podemos criar composições e enquadramentos muito interessantes.

Sabia que há certas espécies que podemos colocar quer no interior, quer no exterior? Será um jardim portátil, em que poderemos mover os nossos vasos conforme a nossa vontade.

Que plantas escolher

Muitas são as plantas que poderemos escolher de acordo com as condições do espaço e o tipo de ambiente e decoração que pretendemos. Neste conjunto de plantas, ficam a faltar pontuações de cor, que poderão ser conseguida através de floreiras coloridas em PVC ou através da colocação de alguns vasos de variedades de petúnias.

1. Aeonium arboreum: Planta de fácil manutenção, requer um composto arenoso e aprecia sol ou sombra parcial.

2. Agave americana: É uma espécie demorada no seu crescimento, quando em vaso. Mas se lhe der sol e uma boa drenagem, pode ser que se desenvolva mais rapidamente. Uma vez que é uma espécie espinhosa, não é aconselhável em espaços acessíveis a crianças.

3. Aloe sp: Com muita luz e com um composto relativamente seco, é uma planta que ganha muita expressão. Como a agave, teremos de ter cuidado, onde a colocar.

4. Asparagus densiflorus: Não gosta de ambientes secos e de sol muito quente, é uma espécie que poderá ser colocada no interior quando houver perigos de geadas. Uma espécie volumosa, que poderá criar efeitos muito originais.

5. Monstera deliciosa: Uma planta com muita expressão pelas suas grandes folhas e os seus recortes, gosta de sombra e de um composto muito rico em matéria orgânica.

6. Lotus berthelotii (Bico-de-papagaio): Com a primeira floração estival, vai apresentar um aspeto frágil, mas se tivermos atenção a mantê-la húmida, teremos bons resultados. É uma planta que prefere sol.

É uma planta perene que com a sua folhagem prateada e as suas flores cor de laranja formam um conjunto exuberante e que dá um toque tropical. Uma ótima opção para cestos suspensos ou floreiras de janela, pode atingir 40-50 cm.

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, ou meia sombra desde que tenha pelo menos uma parte do dia com sol. Necessita de um substrato muito bem drenado.

Manutenção

Regar quando o substrato está seco. Aguenta secura mas não aguenta excesso de água nas raízes.

Deve ser fertilizada no inicio da primavera e inicio do outono com um fertilizante de libertação controlada e depois mensalmente nos meses de floração. Devem podar-se ligeiramente as hastes mais compridas que já floriram para estimulas novas florações.

7. Phormium tenax purpureum: Com uma rega atenta no verão e um composto com boa drenagem, conseguimos criar contrastes nas tonalidades esverdeadas das restantes espécies.

Veja o vídeo: Aprenda a fazer uma floreira de suculentas

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar