Notícias

O Museu Guggenheim em Nova Iorque vai crescer tomateiros

Se durante o ano de 2019, já tinha havido furor em torno da iniciativa de cultivar tomateiros no East River em Nova Iorque, agora em 2020 a fasquia eleva-se novamente.

A partir do próximo ano, vai ser montada no meio da exposição no Museu Guggenheim, um espaço que se destinará à produção de tomate. A experiência tem como objectivo mostrar as muitíssimas possibilidades em torno do ciclo produtivo desta planta tão comum nas nossas hortas e jardins.

Na exposição Countryside, The Future, criada em colaboração com Rem Koolhaas, várias soluções hortícolas serão mostradas dentro e fora do famoso museu.

Na exposição, haverá assim inúmeros pontos de interesse e expositores mostrando a conexão entre a natureza e alimentos sustentáveis, eficientemente produzidos e saudáveis.

“Uma exposição que abordará questões ambientais, políticas e socioeconômicas urgentes”, é como o próprio Guggenheim descreve a nova mostra que terá início a 20 de fevereiro de 2020, “explorando as mudanças radicais nos territórios rural, remoto e selvagem coletivamente identificados como “campo”, ou 98% da superfície terrestre não ocupada pelas cidades, aqui mostrado através de um percurso guiado em formato circular inovador.”

O projecto

Em concreto, significa isto que haverá uma unidade de produção agrícola vertical transparente em frente ao museu Guggenheim. Por detrás de uma parede transparente, o tomate cereja será cultivado sob LEDs.

Os principais parceiros Priva, 80 Acres e Infinite Acres juntaram-se a Rijk Zwaan, Grodan e PL Light – Hortilux para concluir esta instalação. A Koppert Biological Systems cuidará da proteção e polinização biológica destas culturas.

As atividades de cultivo e colheita serão levadas através de um programa diário. Este trabalho será assim feito em conjunto com escolas locais na zona de Nova Iorque.

O objectivo é envolver activamente crianças pequenas para que elas conheçam a horticultura, o trabalho na base daquilo que comemos e os processos naturais envolvidos na vida que nos rodeia.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar