Além de todas as vantagens a nível estético e emocional que as plantas dentro de casa trazem, algumas delas têm ainda o benefício adicional de auxiliarem na purificação e limpeza do ar.
Há plantas que têm a capacidade de absorver algumas das toxinas que existem em todas as casas (formaldeído, amónia, benzeno ou clorofórmio, xileno, entre outras), provenientes dos produtos de limpeza, libertadas pelo material eletrónico e elétrico e pelos materiais sintéticos utilizados no fabrico de sofás, tapetes, papéis de parede, etc.
Estas cinco plantas são das mais eficazes na purificação do ar:
Lírio-da-paz (Spathiphillum sp.)
É uma das plantas mais utilizadas na purificação do ar em casa, principalmente na absorpção de formaldeído e benzeno. Pode colocar-se em qualquer divisão e não necessita de sol direto.
Ficus (Ficus benjamina)
É talvez das plantas mais comuns em interior, muito resistente, elegante e fácil de manter. Pode ser utilizada talhada em bola ou coluna ou com a sua forma natural. Muito eficaz na remoção de formaldeído, benzeno e triclorometileno.
Espada-de-São-Jorge (Sanseviera frifasciata)
Esta planta é um clássico das plantas de interior: resistente à secura e pouco exigente em cuidados de manutenção. Não precisa de sol direto. Absorve vários tipos de toxinas, como o formaldeído.
Clorófito (Clorophytum comosum)
Planta muito resistente e interessante pela folhagem e floração. Absorve especialmente bem monóxido de carbono, pelo que é uma boa opção em divisões com lareira.
Areca (Dypsis lutescens)
Esta é uma espécie de palmeira muito utilizada como planta de interior quer pela sua beleza quer pela sua resistência. Funciona como humidificador da casa e absorve toxinas como o xileno e o formaldeído.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.