Revista Jardins

Alface

Uma hortícola indispensável em qualquer horta, que pode ser cultivada em qualquer época do ano em quase todas as regiões do pais.

16 Kcal/100 g, rica em fibra, vitamina A e C e ácido fólico

Pode apresentar folhas plântulas devem ser desbastadas, lisas ou frisadas, pode ser verde ou vermelha, existindo quatro tipos principais de alface:

Alfaces de repolho

Bola-de-manteiga (repolho arredondado e suave, com folhas lisas ou frisadas);
Batávia (cabeças densas, arredondadas e com folhas estaladiças, tipo icebergue).

Alfaces de folha

Romana (folhas compridas e frisadas, de forma oval);
Acéfala ou de corte (folhas com margens frisadas, tipo folha-de-carvalho ou com lobos arredondados).

Condições ótimas de cultivo

Embora prefira solos francos ou argilosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica, a alface pode ser cultivada em vários tipos de solo, desde que tenham humidade. É sensível à acidez, e o pH ideal para o seu desenvolvimento é entre os 6,5 e os 7,2. É uma cultura exigente em água. Temperaturas muito elevadas combinadas com falta de água podem provocar stress nas plantas, levando ao espigamento. As temperaturas muito baixas podem dar um tom avermelhado às alfaces.

Sementeira e/ou plantação

A sementeira das alfaces pode ser realizada ao longo de todo o ano, embora as principais épocas sejam de fevereiro a julho (alfaces de primavera e verão) e de agosto a novembro (alfaces de outono e inverno). Semeie as alfaces gradualmente para que possa ter uma colheita contínua ao longo do tempo. A alface pode ser semeada diretamente na terra, na primavera, a um 1 cm de profundidade. As deixando as mais fortes e saudáveis. Também pode ser semeada em local protegido durante todo o ano. As plântulas estão prontas a transplantar quando têm 4-5 folhas. O compasso de plantação aconselhado é 25×25 cm ou 30×30 cm. Devem ser mantidas húmidas e num local com sombra.

Rotações e consociações favoráveis

A alface não faz parte de nenhum grande grupo de rotação de culturas, mas é uma ótima cultura para consociar com outras e preencher espaços vazios na horta.

Precedentes culturais favoráveis: Solanáceas (batata, pimento, tomate), Cucurbitáceas (abóbora, melancia, melão), Apiáceas (aipo, cenoura, cerefólio, funcho)

Precedentes desfavoráveis: Asteráceas (alface, escarola, chicória), Brassicáceas (couves, rábano, nabo), Fabáceas (ervilha, feijão, fava).

Consociações favoráveis: Aipo, alcachofra, alho, alho-francês, beterraba de mesa, cebola, cenoura, couve-rábano, couves, ervilha, espinafre, feijão rasteiro, milho, morangueiro, pepino, rabanete, repolho, tomate.

Consociações desfavoráveis: Girassol.

Cuidados culturais

É importante assegurar uma boa rega e manter as alfaces bem mondadas. Para evitar a presença de alguns parasitas da alface, plante-as perto de alcachofras e favas, pois são um refúgio para os predadores destes parasitas. No verão, escolha um sítio com alguma sombra para plantar as alfaces ou consocie-as com culturas que propiciem alguma sombra (milho). É uma cultura relativamente pouco exigente em nutrientes e, se as técnicas culturais não forem as adequadas e se o solo ou a água forem poluídos, pode acumular quantidades nocivas de nitratos ou metais pesados.

Lactuca sativa L

Altura: 30-40 centímetros.

Época de sementeira: As principais épocas são de fevereiro a julho (alfaces de primavera e verão) e de agosto a novembro (alfaces de outono e inverno). Semeie as alfaces gradualmente para que possa ter uma colheita contínua ao longo do tempo.

Local de cultivo aconselhado: Solos francos ou argilosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica; o pH ideal é entre os 6,5 e os 7,2. É uma cultura exigente em água

Manutenção: É uma cultura anual, com ciclo cultural relativamente curto, que pertence à família das Asteráceas, à qual pertencem também a alcachofra, o estragão e a chicória. É originária da zona do Próximo Oriente e do Mediterrâneo e era inicialmente cultivada, no antigo Egito, para extração de óleo das sementes. Na Grécia Antiga e no império romano, já era cultivada para consumo das suas folhas. A alface possui algum poder sedativo, antiespasmódico e calmante da tosse.

Colheita e conservação

A alface pode ser colhida em qualquer altura do seu desenvolvimento vegetativo, o que deve ser feito durante as horas mais frescas do dia. Se o tempo estiver quente e seco, apanhar antes de encarquilharem. Se o tempo estiver húmido, devem ser colhidas antes de apodrecerem. As alfaces que formam repolho demoram cerca de 60-80 dias da plantação até estarem prontas para colher (quando formam repolho firme). As alfaces de folhas soltas demoram entre 40 a 60 dias até estarem prontas para a colheita. Estas últimas devem ser cortadas por inteiro, deixando 2,5 cm, de forma a que voltem a rebentar e permitam mais uma ou duas colheitas. A alface é um produto perecível pelo que deve ser consumida no espaço de alguns dias.

Exit mobile version