Ingredientes
- 2kg de abóbora limpa
- 2 laranjas
- 100g de avelãs inteiras
- 50g de gengibre cristalizado
- 1400g de açúcar
Preparação
Corte a abóbora em cubos e coloque-a numa panela grande. Junte o açúcar, o gengibre cristalizado bem picadinho e a raspa do vidrado de duas laranjas. Envolva bem, e leve ao lume.
Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, até que a abóbora esteja macia. Com a varinha mágica triture o doce. Junte as avelãs e deixe ferver novamente até que o doce tenha atingido o ponto, (que deverá testar colocando um pouco de doce num pires e passando com um dedo. Se abrir uma pequena “estrada” que não se une de imediato o doce está no ponto. Tem de ter uma consistência pastosa e não líquida.)
Coloque a compota ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e feche-os. Coloque-os depois, virados de “cabeça para baixo” cerca de 30 minutos, de modo a que criem um vácuo natural. Rotule as compotas e guarde num local seco até consumir.
Leia mais: Receita: taça de quinoa com peito de frango, mostarda e salada de couve, maçã e cenoura
Foto: Joana Roque
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.