Jardim

Conheça melhor a sua Salvia microphylla

Salvia microphylla, também conhecida por sálvia bebé, sálvia de Graham ou groselha preta, é um arbusto perene encontrado na natureza no sudeste do Arizona e nas montanhas do este, oeste e sul do México.

É uma espécie complexa que se hibridiza facilmente, resultando em vários cultivares trazidos para a horticultura desde a década de 1990. O epíteto específico microphylla, do grego, significa “pequenas folhas”. No México, é chamado de mirto de montes ou “murta das montanhas”.

A Salvia microphylla cresce até 1 a 1,3 m de altura e largura, florescendo no primeiro ano e crescendo até ao tamanho máximo no segundo ano. As folhas são ovais, de tamanhos variados e lisas ou ligeiramente cobertas de pêlos.

Quando apertadas, as folhas libertam uma fragrância forte que tem sido descrita como agradável e parecida com a da menta, mas também semelhante à da groselha preta. O sistema radicular desta planta espalha-se bem no subsolo produzindo manchas densas de vegetação.

Todos os cultivares e híbridos de S. microphylla tendem a florescer no final da primavera e depois novamente no outono, com floração esporádica o ano todo em condições climáticas amenas.

Clique aqui para comprar esta planta na Loja Online da Viplant.

As flores são dispostas em espirais, com uma ampla gama de cores: magenta, vermelho, rosa e rosa.

O botânico Carl Epling considerou a Salvia microphylla como tendo três raças geográficas, embora a grande variação ainda cause confusão hoje em dia, havendo provavelmente mais de três raças. A Salvia microphylla é cultivada no centro do México como planta medicinal e usada para fazer chá.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar