Revista Jardins

Conheça o Ceanothus

Arbustos com floração intensa muito atrativa durante toda a primavera.

Há uma enorme variedade de espécies de Ceanothus. São arbustos ou pequenas árvores de folha persistente ou caduca, com pequenas flores azuis, rosa ou brancas em cachos axiais ou terminais muito profusos.

O Ceanothus thyrsiflorus var. repens, também conhecido por lilás-californiano, é provavelmente a espécie mais popular e facilmente a encontrará em qualquer centro de jardinagem.

Trata-se de um pequeno arbusto de folhagem verde-escura brilhante e perene com uma extraordinária floração azul durante a primavera.

Tome nota!

Nome vulgar: Lilás-californiano
Plantação: Ao sol
Utilização: Muito versátil, pode ser mantido em vasos. Tolera a exposição marítima.
Tipo de solos: Solos leves e bem drenados, ricos em matéria orgânica
Particularidade: Profusão de flores azuis durante a primavera

Plantação

Os Ceanothus requerem pleno sol para florescerem profusamente. O solo deverá ser fértil, leve e com boa drenagem, porque não toleram o encharcamento.

Na meia-sombra também se dão, embora com menos flores e com menor densidade de folhagem. Resistem a temperaturas até -10 ºC.

Utilização

São plantas extremamente versáteis que tanto podem ornamentar um vaso na sua varanda como criar uma bordadura florida no seu jardim ou simplesmente pontuar um local mais soalheiro num determinado canteiro.

Por serem plantas relativamente rasteiras, são também indicadas para jardins rochosos. Os Ceanothus são tolerantes à exposição marítima.

Manutenção

Os Ceanothus são arbustos muito resistentes e com poucos cuidados de manutenção. Necessitam de rega regular, mas toleram bem o calor extremo.

Uma poda de formação ligeira deve ser realizada durante o período de repouso vegetativo com o objetivo de promover a produção de novos rebentos e mais flores.

Não deve podar os rebentos mais lenhosos nem fazer podas drásticas porque raramente respondem bem.

Deverá ter o cuidado de fertilizar todos os anos por altura da primavera e estar atento ao ataque do pulgão, sobretudo depois de variações bruscas de temperatura.

CURIOSIDADES:

Os Ceanothus são plantas cujas flores são ricas em néctar e muito atrativas para as abelhas e borboletas. O mel resultante é muito apreciado pelos especialistas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version