Os vasos são um elemento com muito potencial para utilizar na conceção e decoração de jardins! Com eles pode combinar as cores e texturas das plantas de uma forma interessante, versátil e prática.
Permitem a composição de espécies de plantas muito diversas, proporcionando a criação de estilos diferentes, enquadrados na decoração do local onde os pretende colocar.
Existe uma variedade de materiais, cores e texturas que pode ser explorada, de forma a criar um arranjo de plantas com um estilo particular. Ou apenas para adicionar cor e vida a um determinado local. Mude o seu espaço, independentemente de ser uma varanda; um terraço; um deck ou aquele recanto onde gosta tanto de estar tranquilamente a ler e a apreciar um bom momento de lazer!
O design de vasos envolve o entendimento de vários aspetos que contrastam com a composição de plantas num canteiro:
Cores
✦ O local de exposição é mais reduzido e mais concentrado;
✦ O branco é uma cor base que ajuda a sobressair muitas outras como o laranja e o encarnado;
✦ Cores como o roxo podem proporcionar um arranjo vistoso com o amarelo;
✦ Simplifique não misturando muitas cores num só vaso;
✦ A cor do vaso pode ajudar a sobressair a cor das plantas utilizadas.
Texturas
✦ Texturas menos comuns motivam a aproximação das pessoas para tocar e sentir;
✦ As texturas estão associadas ao tipo de ambiente, como é o caso das folhas macias que estão associadas a ambientes relaxados;
✦ O contraste de texturas chama a atenção para as plantas. Experimente misturar um Agave com um Asparagus;
✦ Combine a textura da planta com a do vaso para que ambos sejam realçados.
Tamanho e proporcionalidade
✦ Preveja o tamanho que a planta escolhida para o vaso irá alcançar para que o efeito desejado se mantenha ao longo do tempo, principalmente quando combinar diferentes espécies juntas;
✦ A disposição de plantas de tamanhos diferentes no vaso irá mudar conforme a localização do vaso no espaço e o local de onde será contemplado.
Materiais dos vasos
✦ A madeira para o exterior transmite um ar natural. Se não for de boa qualidade, exige um tratamento todos os anos para proteger das intempéries;
✦ A terracota é um material pesado e poroso. Exige que se reguem as plantas com maior frequência;
✦ A pedra é pesada e pode ser dispendiosa, mas é muito resistente;
✦ O metal imprime bons acabamentos. No entanto, se não for de boa qualidade pode enferrujar e facilmente amolgar;
✦ Os sintéticos como a resina e os plásticos são leves e económicos. Mas se a qualidade não for boa, podem ser visualmente pouco apelativos e alterar a sua cor ao longo do tempo quando expostos ao sol.
✦ As plantas em vasos irão ter menos solo e nutrientes disponíveis que num canteiro, pelo que irão competir mais pelo espaço. É importante por isso que a escolha das plantas para colocar em vaso seja feita tendo em conta os seguintes critérios:
✦ Aspeto saudável e com vigor, sem sinais de manchas e pintas nas folhas e flores, ou ervas daninhas no vaso;
✦ As raízes não devem estar apertadas e a crescer para fora no fundo do vaso. Para efetuar esta verificação, levante a planta do vaso para observar o comportamento das raízes;
✦ Se a planta apresentar as folhas amareladas, pode ser sinal de subnutrição;
✦ Em algumas plantas, o aparecimento de muitos rebentos a partir da base, com a planta já formada, pode ser um sinal de que a planta passou por um período de seca e pode ter ficado debilitada.
Como no mundo das plantas existem muitas combinações possíveis, escolhi algumas que em seguida apresento, no sentido de deixar ficar algumas ideias para vários ambientes e localizações:
Sombra
✦ Misture Heuchera com Asparagus e Aspidistra. A cor rubra da Heuchera contrasta muito bem com o verde do Asparagus. A Aspidistra fará um contraste na textura e na proporção, por ser mais alta, ficará localizada atrás.
Sol
✦ Coloque uma Cordyline australis no meio do vaso e rodeie-a de Osteospermum jucundum ou Lotus maculatus;
Sol / Sombra parcial
✦ Para uma combinação de cores mais exuberantes, proponho a mistura de Petunia com flores vermelhas e/ou com cores cereja com a Vinca minor, de folha pequena e comportamento pendente. Pode dar um toque mais vistoso misturando no centro uma Hakonechloa macra ou um Carex oshimensis ‘Evergold’;
Espero que se divirta a decorar o seu jardim e a praticar a jardinagem em vasos!
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.