Plantas Ornamentais

Um guia prático: os arbustos e sebes em agosto

Fique com estes conselhos sobre manutenção dos arbustos e sebes que tem no seu jardim, e não veja mais nenhum secar ou ficar repleto de pragas a meio da estação!

Proteja as folhas do Sol

Variedades como Evonimus fortunei “Emerald gaiety” ou Weigela florida “Variegata” podem perder o estriado das folhas se o Sol incidir directamente. À sombra, adquirem tonalidade mais verde.

O mesmo se passa com os exemplares de folhagem amarelada como Spiraea “Gold Flame” ou Sambucus racemosa “Plumosa Aurea”

Adube com borras de chá

Não desperdice as borras depois de desfrutar das infusões porque algumas plantas, especialmente as de substrato ácido, como camélias ou azáleas, também desfrutam dos seus benefícios. Pode utilizar as borras como adubo, sem abusar, porque as plantas podem ficar intoxicadas.

Uma pequena porção aplicada em cada estação é suficiente para fertilizar um vaso de tamanho médio. Espalhe as borras sobre o substrato ou misture com a terra.

Também pode usar as borras na horta ou nas ornamentais, arbustos e sebes do seu jardim , embora nestes casos seja mais difícil controlar a quantidade.

Leia mais: Como plantar árvores e arbustos com sucesso

Três truques caseiros para manter as pragas sob controlo

Manter as pragas afastadas sem recorrer a insecticida artificial é o objectivo de qualquer jardineiro biológico. Pode ser conseguido tendo uma ligeira ideia dos hábitos e dos gostos dos inimigos a combater.

É o caso dos três que escolhemos, todos bastante prejudiciais nesta época do ano.

  1. As vespas são terrivelmente gulosas e adoram açúcar, mel, marmelada e outras delícias que pode utilizar como armadilha. Encha um recipiente de borda estreita com uma solução de água açucarada e coloque ao alcance destes insectos. Depois de entrarem já não conseguem sair.
  2. Lesmas e caracóis adoram cerveja, uma armadilha extremamente eficaz para os caçar. Enterre rente ao solo um recipiente com cerveja e deixe-o junto das plantas durante a noite, quando estão mais activos. Depois de entrarem…
  3. As lacraias gostam de palha, sobretudo durante o dia porque não suportam a luz do Sol. Se colocar um recipiente cheio de palha, invertido sobre um pau cravado no solo, consegue caçar algumas. Pode levá- -las para um local onde não molestem as plantas.

Ordens do mês

Plantar

As plantações com a raiz nua saem mais económicas, mas nesta altura do ano não é possível instalar exemplares novos e conseguir que prosperem. Por isso, adquira plantas em vaso mas verifique bem o seu aspecto antes de comprar.

Regar

Se a sua região é das que sofre fortes secas no Verão, as plantas agradecem duas regas diárias. Evite as horas de mais calor e regue de manhã ou ao anoitecer.

Adubar

Se não quer que o seu relvado fique amarelado, faça um adubo de cobertura ou na superfície. Espalhe adubo mineral sólido de forma uniforme, esfarelando os torrões e depois regue.

Podar

Hera, madressilva, jasmim… crescem desordenadamente nesta época do ano, tornando-se assim invasoras e anti-estéticas. Por isso, uma poda ligeira vem mesmo a calhar.

Tratar

Se as suas Coníferas apresentam zonas secas ou despovoadas, isso pode ter a ver com o ataque de fungos como o Seiridum ou o Phytoptora.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar