Em fevereiro, deve ter em conta tarefas relativas às suas flores. Fique a conhecer os principais conselhos e dicas.
Com matéria orgânica
Está na altura de aplicar adubo orgânico nas plantas isoladas, maciços e relvado, ou seja em todas as zonas do jardim. A terra vegetal, a turfa e o composto são muito recomendáveis. Se tiver daninhas, retire-as antes.
Semeie anuais
Prepare viveiros protegidos e semeie petúnias, cravos-túnicos, zínias e ageratos. Leve as plantinhas para o terreno quando não houver geadas. Regue as plantações por capilaridade.
Elimine os caracóis
Se os maciços são compostos por espécies de folhas bolbosas ou carnosas, assegure-se que não surgem caracóis porque acabariam com as espécies em poucos dias. Distribua armadilhas ou recolha os caracóis à mão.
Plante a rocalha
Se o tempo assim o permitir, pode também formar cantinhos de rocalha com cerastium e armérias. Faça as plantações a uma densidade de 18 ou 20 plantas por metro quadrado. As rocalhas revelam-se muito decorativas sobretudo em terrenos desnivelados e servem também para quebrar a monotonia.
Regue as plantas geladas
Se algumas das suas plantas estão muito murchas devido à presença degelo nas folhas, deite-lhes água. Ligue o sistema de rega por aspersão ou difusão e se o problema persistir regue com a mangueira em quantidades consideráveis. Assim, consegue derreter o gelo.
Mantenha a proteção
Atenção ao frio que ainda permanece. Mantenha as protecções mas retire-as durante o dia e renove o material das coberturas que se vão desgastando. As plantas mais delicadas devem ser colocadas na estufa.
Mais plantas com estacas de raiz
Esta é a altura ideal para propagar assim a erva-gigante e a primavera. Desenterre a mata para cortar algumas raízes grossas. Parte cada raiz em pedaços com 2,5 a 5 cm e coloque-os em vasos com a parte mais perto da coroa para cima. Instale os vasos num local protegido sem deixar de regar. Quando os rebentos emergirem, leve cada estaca para o seu próprio vaso.
Bolor nas folhas
Trata-se de fungos de podridão, que se instalam nas espécies sensíveis, sobretudo vivazes e herbáceas. Neste caso, elimine os tecidos estragados e pode as plantas para melhorar a circulação do ar. Em caso de necessidade, pulverize com fungicida.
Outras tarefas
- Faça clareiras nas matas muito densas e retire as partes mortas.
- Cave os maciços e elimine as daninhas, sem esquecer de os alinhar.
- Plante bolbosas compradas em vaso, com intervalos de 10 a 15 dias.
- Regue em profusão as plantações de rosas ou vivazes.
- Elimine as espigas das ervas de porte alto
- Retire as folhas secas, restos vegetais e ervas daninhas do maciço.
- Cubra a base das rosas podadas com um monte de terra.
- Instale uma divisória natural ou artificial para atenuar o vento.
- Plante fetos nas zonas de sombra.
- Retire as aquáticas friorentas e coloque-as num balde com água protegidas.
- Semeie as anuais de floração precoce no local definitivo.
e Audrey
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.