Plantas

O encanto do azevinho

O Ilex aquifolium, vulgarmente chamado de azevinho, é um arbusto de médio porte com folha persistente, de crescimento lento mas que pode ultrapassar os 10 m de altura durante a sua longa vida. Estes arbustos podem viver mais de 100 anos. As suas folhas verdes, lustrosas e espinhosas são muito decorativas, bem como as suas bagas vermelhas brilhantes que nascem no outono e se mantêm durante largos meses. Os seus ramos são perfeitos para ajudar nas decorações de Natal.

Por ser uma espécie dioica, somente as plantas femininas produzem as tão desejadas bagas, mas, atualmente, as espécies que se vendem nos centros de jardinagem já são híbridos monoicos, produzindo em simultâneo as flores femininas e masculinas. Além da espécie com as tradicionais folhas verdes, também podemos encontrar variedades com folha verde e branca, também chamada variegata, ou com folha mais escura, variedade “Blue angel”, entre outras.

Deve ter-se cuidado com as crianças porque as bagas vermelhas são muito apelativas mas venenosas.

Plantação

Os azevinhos são plantas muito tolerantes que crescem bem em Portugal em quase todo o tipo de condições. Preferem estar resguardados do sol da tarde em locais sombrios e húmidos mas bem drenados. São arbustos muito resistentes ao frio e à geada. Desenvolvem-se melhor em solos férteis, ligeiramente ácidos e ricos em húmus.

Utilização

Cultivar o azevinho no jardim ou varanda adiciona uma estrutura e um toque de cor no inverno e um cenário verdejante na primavera e verão. Estes arbustos são facilmente mantidos em vasos.

Manutenção

A poda é importante para manter uma planta aberta, equilibrada e com uma boa estrutura. Esta deve ser realizada durante o inverno, por altura do repouso vegetativo. Deverão ser despontados os extremos dos ramos mais vigorosos e deverá eliminar os ramos mais finos e débeis. Se as condições de plantação não forem as ideais, os azevinhos podem ficar mais suscetíveis a pragas como aranhiço vermelho ou a doenças como a mancha negra ou a ferrugem. Devem ser aplicados fungicida ou inseticida ao primeiro sinal.

Tome nota:
  • Espécie: Ilex aquifolium
  • Nome vulgar: Azevinho
  • Particularidade: Folhas brilhantes e espinhosas e bagas vermelhas
  • Local de plantação: Meia-sombra
  • Tipo de solos: Prefere solos ácidos e bem drenados
  • Utilização: Na varanda, em vaso ou no jardim

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest

Poderá Também Gostar