Revista Jardins

Especial Selva Urbana: Plant Lover – Sofia Manuel

Nasci e cresci no Porto. Tirei mestrado em Engenharia Civil e de momento trabalho como programadora de software.

De que forma e quando é que nasceu esta paixão pelas plantas?

Por ter um trabalho tão ligado a números e stressante, encontrei nas plantinhas o meu refúgio, mas o grande boom deu-se, em 2016, quando vivi em Moçambique.

Ainda hoje sinto a humidade e o verde daquela terra. Desde que voltei que senti necessidade de me rodear por plantas que me trouxessem de novo aquela sensação de estar envolvida por verde puro, mãe Natureza.

Qual é a sensação de viver rodeada por centenas de plantas?

Nem consigo imaginar como era a minha vida pré-plantas. Parece que foi sempre assim. O que sinto é a verdadeira sensação de lar.

Sabe quantas plantas tem?

Tentei contar várias vezes, mas acabo sempre por desistir. Acho que é uma maneira de nunca achar que tenho demais, o que quer que isso seja.

Que benefícios sente desse contacto permanente com as plantas?

Sinto-me mais presente. Ajuda-me a libertar do stresse do dia a dia. Uma espécie de escape. Voltar para as minhas meninas é tudo o que
preciso depois de um dia stressante. Casa não seria casa sem elas.

Tem alguns rituais especiais com as suas plantas?

Toco nas plantas, como se lhes estivesse a fazer um carinho. Quase como se fosse um “estou aqui, que linda estás hoje”.

1 / 6

Quantas horas por dia ou por semana lhes dedica?

Entre verificar se necessitam de ser regadas, regar, limpar as folhas, mudá-las de sítio de acordo com o estado do tempo, é como se fosse um segundo trabalho. Mas sem dúvida o mais recompensador de todos.

Quais as principais tarefas de manutenção que as plantas exigem?

As que acontecem quase diariamente cá por casa incluem verificar se a terra necessita de ser regada, a limpeza das folhas para uma ótima exposição à luz e manter a planta livre de pragas, manter a humidade e temperatura da casa uniforme e adequada, rodar as plantas caso tenham folhagem a toda à volta para um desenvolvimento uniforme.

“VOLTAR PARA AS MINHAS MENINAS é tudo o que preciso depois de um dia stressante. Casa não seria casa sem elas.”

Qual o top 5 das suas plantas preferidas e porquê?

Posso escrever Calathea orbifolia cinco vezes? Vá, brincadeirinha. Só cinco? Sinto que estou a trair o resto das minhas filhas.
· Calathea orbifolia, porque foi uma planta que procurei durante mais de um ano e, quando a encontrei, foi uma vitória. Fiz uma viagem de três horas de comboio sempre com ela no colo. Apanhámos chuva, vento e ainda tinha duas malas comigo.
· Monstera deliciosa, a famosa costela-de-adão, é a planta mais relaxada que existe, descomplicada, linda.
· Ficus lyrata, a figueira-lira, vejo esta miúda como uma madre superiora. Majestosa, imponente. Um regalo para os olhos. No entanto, é bem exigente e não tolera falhas. Se a descurarmos, ela vai-nos dizer em dois tempos.
· Hoya carnosa variegata, a flor-de-cera, há algo na beleza desta verdinha que me espanta.
· Monstera adansonii, uma costela-de-adão com as folhas mais pequenas e cheias de furos, a textura e leveza deixam-me encantada. Neste momento, tenho três, todas elas diferentes.

Que conselho dá aos nossos leitores que pretendem tornar as suas casas mais verdes? Por onde devem começar para trazer a Natureza para dentro de casa?

Recomendo sempre começar pelas plantinhas mais simpáticas. Pothos ou filodendro, Monstera ou costela-de-adão, sanseviéria ou espadas-de-são-jorge. São perfeitas para começarmos a entender as necessidades destas maravilhas.

Mas, para mim, o mais importante é perceber que as plantas não são meros objetos de decoração, mas seres vivos com necessidades muito específicas e que precisam de cuidado permanente.

Ter em consideração diferentes aspetos, como exposição solar, humidade e temperatura da nossa casa na altura de escolhermos a plantinha.

Quer deixar uma mensagem de esperança para quem está em casa nesta primavera diferente?

A mesma que digo a mim mesma todos os dias. Vamos tentar ver a adversidade da parte mais bonita do prisma. Aproveitar a dádiva que nos foi dada, tempo, o travão que nos foi imposto. A sensação de ansiedade é temporária, vai passar.

Até lá, tentemos, unidos, construir um mundo melhor (e de preferência mais verdinho).

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version