Phalaenopsis: popularidade imbatível

As Phalaenopsis destacam-se pela sua beleza indiscutível e são utilizadas como plantas decorativas e ornamentais em todo o Mundo.

Na grande família das Orquídeas, o género Phalaenopsis é o mais conhecido e mais cultivado em todo o mundo. Existem muitas espécies, talvez menos conhecidas, mas são os milhares de híbridos criados por produtores de orquídeas que dão cor a muitas casas de apaixonados por plantas.

A popularidade das Phalaenopsis é imbatível. No maior leilão de flores de todo o Mundo, Aalsmeer, na Holanda, vendem-se anualmente mais de 20 milhões de Phalaenopsis, sendo estas cerca de 75% do total de orquídeas comercializadas.  Os produtores de Taiwan estimam que presentemente o valor de exportação de Phalaenopsis para todo o mundo tenha superado os 40 milhões de dólares por ano.

Quando as orquídeas ornamentais chegaram à Europa, as Phalaenopsis eram consideradas plantas difíceis. As rainhas eram as Cattleyas, os Oncidium e outras orquídeas com pseudobolbos, mais resistentes ao transporte precário e que demorava muito tempo.

As Phalaenopsis, de raízes grossas, folhas suculentas e sem pseudobolbos, eram mais sensíveis às diferenças de temperatura e às más condições em que eram transportadas.

Muitas morriam no transporte e as restantes chegavam danificadas ou doentes e acabavam por definhar também. A popularidade só começou a aumentar quando o transporte de plantas se tornou mais rápido e melhor. Também o desenvolvimento de várias técnicas de cultivo permitiu o crescimento mais rápido das plantas e a produção de híbridos de melhor qualidade.

E o que torna, hoje em dia, estas orquídeas as favoritas dos orquidófilos? A grande variedade cativa tanto o amador como o orquidófilo mais experiente.

As características mais atraentes são:

  • A cor; as variadas tonalidades; desenhos diversos (cor sólida, matizadas, com riscas, pintalgadas, etc);
  • As diferentes formas e os híbridos perfumados.
  • O tamanho: existem Phalaenopsis com menos de 1 centímetro e outras que produzem hastes com flores com 10-12 cm.
  • A quantidade de flores que produzem, por vezes várias hastes florais no mesmo ano e a duração das flores que se mantêm bonitas por vários meses.

Outro dos atractivos é a facilidade de cultivo dos híbridos, podendo ser cultivadas em qualquer casa, junto a uma janela com alguma luz.

Em qualquer casa, centro de jardinagem ou exposição, as Phalaenopsis destacam-se pela sua beleza indiscutível. São utilizadas como plantas decorativas e ornamentais em todo o mundo. Ao contrário do que seria de esperar, com as variedades criadas todos os anos, a sua popularidade tem ainda tendência a aumentar.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar