Plantas

O que está bonito em setembro

Figueira

Setembro anuncia o final do verão e o início do outono, mudam as tonalidades e os jardins ganham uma nova imagem!

Figueira (Ficus carica)

Uma árvore que representa o espirito mediterrânico, aparece um pouco por todo o lado, com as suas enormes folhas verdes e os deliciosos frutos nesta época do ano. Fácil de cultivar e de manter, uma sombra muito agradável que forma quase um guarda-sol natural. Deve ser cultivado em jardins com espaço pois as suas raízes podem ser invasoras. Dá-se bem em vaso desde que este tenha pelo menos 60 cm de diâmetro.

Altura: Até 3 – 4 m

Propagação: Por estaca

Época de plantação: Qualquer época do ano

Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo desde que bem drenado. Gosta de zonas com muitas horas de sol e calor.

Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais. Muito resistente à secura.

Crisântemos

Crisântemo, malmequer (Chrysanthemum sp)

Uma herbácea perene extraordinária, digna representante das florações de início de outono, excelente para bordaduras, maciços, vasos, floreiras e até para ter dentro de casa. Tem um período de floração do final do verão ao início do inverno.

Altura: Até 0.4 – 0.5 m

Propagação: Por estaca

Época de plantação: Final do verão, outono

Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo desde que com alguma matéria orgânica e bem drenado. Zonas de sol e/ou meia sombra.

Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais, apenas uma poda no inverno após a floração, esta operação irá estimular a produção de flores da temporada seguinte. Pode adicionar húmus de minhoca quando planta, no inicio da primavera e final do verão. Regar regularmente sem encharcar.

Parreira

Vinha, parreira (Vitis vinífera)

Um planta extraordinária que para além do valor de produção em uvas e vinho tem um enorme valor ornamental, excelente para pérgulas e latadas, telheiros e entradas de casa. Tem a beleza das folhas verdes no verão, das uvas agora no inicio do outono e do encarnado das folhas no final do outono.

Altura: Até 2 – 3 m

Propagação: Por estaca

Época de plantação: Primavera

Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo, desenvolve-se com mais rapidez em solos bem drenados. Gosta de climas temperados mas resiste a geadas e temperaturas baixas. Zonas com muito sol e calor.

Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais, apenas uma poda no inverno, esta operação irá estimular a produção da temporada seguinte. Resistente à secura.

Amarílis

Amarílis, açucena (Amaryllis belladona)

Uma planta perene, bolbosa que nos presenteia com a floração mal acabam os calores do verão e começam as primeiras chuvas de início de outono. Linda em tufos e bordaduras e em floreiras e canteiros.

Altura: Até 0.3 – 0.4 m

Propagação: Por bolbo

Época de plantação: Primavera

Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo, desenvolve-se com mais rapidez em solos bem drenados. Sol e meia sombra.

Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais. Resistente à secura.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar