Revista Jardins

Frutos vermelhos em vaso ou no jardim

morangos

 

Originais, deliciosos e fáceis de cultivar, podem ser as novas estrelas do seu verão.

 

Para ter estes pequenos frutos, deve ter pelo menos cinco horas de sol direto por dia. Para haver polinização e garantia de frutos é aconselhável ter sempre mais do que um exemplar de cada uma das plantas. Os pequenos frutos gostam de substratos ricos em matéria orgânica e precisam de ser regados regularmente e adubados mensalmente nos meses em que estão em plena floração e frutificação. Os morangos não gostam de estar com as folhas em contacto como substrato; convém colocar estilha de madeira na superfície do solo. Os mirtilos as framboesas e as amoras precisam de 250 a 900 horas de frio para rebentarem na primavera.

 

Uva-espim ou uva-do-monte

Ribes grossularia

Original e deliciosa, existe em variedades de cor verde e tinta, ambas com sabor semelhante  ao das uvas. É um arbusto de folha caduca que pode atingir 1-2 m de altura. Muito resistente e fácil de cultivar.

 

 

Goji

Lycium barbarum

Existem variedades de bagas vermelhas ou amarelas. Algumas têm bagas doces, mas de um modo geral são ligeiramente amargas. Arbusto, tipo trepadeira, de folha caduca que pode atingir uma altura de 1-3 metros. Necessita de tutoragem para se fixar.

 

Veja o vídeo:

Pequenos frutos: Enciclopédia de Jardinagem #17

 

Amora-silvestre

Rubus fruticosus

Existem variedades de caule liso sem picos, o que é o ideal. É um arbusto de folha caduca, tipo trepadeira, que pode atingir 3-4 metros. Necessita de tutoragem para se fixar. Planta muito rústica.

 

Framboesa

Rubus idaeas

Deliciosas e indispensáveis, existem inúmeras variedades, incluindo as de cor amarela, que são geralmente mais doces. É um arbusto de folha caduca, tipo trepadeira, atingindo 2-3 m de altura, que necessita de tutoragem para se fixar, devendo podar-se sempre o ramo que frutificou.

 

Arandos

Vaccinium vitis-idaea

Também conhecidos por mirtilos-vermelhos, são pequenos frutos que crescem numa planta herbácea nativa das zonas temperadas da Europa, da Ásia e da América do Norte. É uma planta herbácea, rasteira, com uma altura máxima de cerca de 30 cm e cerca de 2 m de comprimento. Cresce em turfeiras e noutros tipos de ambientes húmidos, como nos estratos baixos das florestas de coníferas e áreas pantanosas de clima frio, daí os ursos gostarem tanto delas. Deve estar numa zona mais sombria e o substrato deve estar sempre húmido.

 

Mirtilo

Vaccinium myrtillus

Arbusto de folha caduca, atinge 2-3 m de altura consoante as variedades. Os frutos bem maduros são doces. Existe uma variedade com frutos cor-de-rosa. Preferem solos ácidos com um pH 5-6 e com alguma humidade. Precisam de um vaso grande para que as suas raízes se consigam desenvolver em boas condições.

 

Morangos

Fragaria x ananassa

Os morangueiros são plantas de fácil cultivo, indicadas para qualquer principiante que queira cultivar alguns frutos no seu quintal ou mesmo numa varanda ou floreira. Existem no mercado vasos e floreiras próprios para o cultivo de morangueiros, que evitam que os morangos fiquem encostados ao solo e possam apodrecer ou ser atacados por pragas. Estas plantas preferem solos ligeiramente ácidos.

 

Leia também:

Cultivar pequenos frutos

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version