Receitas

Geleia de casca de abacaxi

700 ml doses | 20 minutos preparação | 50 minutos cozedura

 

Além dos dias mais longos e das temperaturas altas, o verão traz consigo toda uma variedade de frutos frescos e suculentos, cheios de sabor e altamente nutritivos.

 

É uma época maravilhosa em que as bancas dos mercados são inundadas com um sem-fim de opções de aparência apetitosa. Mesmo quem tem uma pequena horta em casa colhe mais fruta do que aquela que consegue consumir e acaba por distribuir pela vizinhança. E é nessa altura, quando nos deparamos com uma montanha de fruta na nossa cozinha, que percebemos que teremos de fazer alguma coisa antes que comece a deteriorar-se. Felizmente, existem maneiras criativas e deliciosas de aproveitar ao máximo esses excessos, como geleias e compotas.

Embora sem grande produção nacional (tirando o ananás dos Açores), o abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares e apreciadas por esta altura do ano, devido ao seu sabor fresco num equilíbrio agridoce perfeito. A sua versatilidade é tão grande que pode ser consumido das mais diversas formas: ao natural, grelhado, em sobremesas, em sumo… No entanto, as cascas são quase sempre negligenciadas, ainda que contenham igualmente nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras.

Neste artigo, vamos aprender a dar uma segunda vida às cascas do abacaxi ao transformá-las numa geleia incrivelmente saborosa.

Esta geleia pode ser utilizada consoante o gosto do freguês: como cobertura para torradas, crepes ou panquecas, como recheio para bolos e tortas ou até mesmo como acompanhamento numa tábua de queijos.

Como esta é uma época em que marcamos encontro com aqueles amigos e familiares que no resto do ano estão mais ausentes, pode ser uma ótima sugestão de presente caseiro. Coloque-a em potes bonitos, decore com um laço e ofereça a quem mais gostar. Ao fazer isso, estará a incentivar a redução do desperdício e a consciencializar para a importância de aproveitar ao máximo os alimentos, mostrando que pequenos esforços individuais podem fazer a diferença.

 

Ingredientes

1 abacaxi médio
1 litro de água
Açúcar
Sumo de 1/2 lima

 

Preparação

Antes de cortar o abacaxi, lave bastante bem as cascas, usando uma escovinha para remover qualquer sujidade ou resíduos.

Coloque as cascas e o caroço central numa panela e cubra com a água. Leve ao lume a cozer cerca de 20 minutos ou até que as cascas estejam macias.

De seguida, verta tudo para o copo do liquidificador e triture algum tempo na velocidade máxima até que não restem cascas inteiras.

Despeje esta mistura sobre um coador de rede fina e um pano. Esprema bem para extrair todo o líquido. Para facilitar, pode fazer este processo por fases.

Pese a água que restou e junte a mesma quantidade de açúcar e o sumo de lima. Volte a levar ao lume brando e mexa de vez em quando para garantir que a mistura fica homogénea. Assim que ficar com a consistência desejada (se tiver um termómetro, será entre os 110 o C e os 115 o
C), retire do lume.

Despeje em recipientes com tampa previamente esterilizados em água quente. Bata com o fundo dos frascos numa superfície plana para soltar o ar e feche de imediato. Vire-os ao contrário, deixando-os assim até arrefecerem por completo e, desta forma, ganharem vácuo natural, que ajudará a preservar-se por mais tempo.

 

Veja mais receitas aqui.

 

Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar