A recolha de sementes é uma actividade simples, mas que exige alguns conhecimentos, nesta época são muitas as sementes que pode colher e guardar para semear mais tarde.
O que precisa de saber para obter sementes de qualidade?
- Recolher sementes de plantas diferentes, para permitir a diversidade genética da variedade;
- Não recolher sementes de plantas híbridas;
- Recolher sementes de plantas e frutos que considera os melhores exemplares;
- Escolher sementes provenientes de plantas e frutos sãos, sem indício de doenças ou pragas.
- Recolher as sementes de cada uma das plantas e frutos que pretendemos, em relação aos frutos devemos deixar chegar a um estado avançado de maturação.
- Limpeza: os métodos de limpeza são três consoante o tipo de sementes: a seco, limpeza húmida e limpeza fermentada. Guarde as sementes em frascos herméticos
DICA
Guarde as sementes em frascos herméticos, para evitar trocas gasosas e de humidade.
A recolha de sementes é uma atividade simples, mas que exige alguns conhecimentos, nesta época são muitas as sementes que pode colher e guardar para semear mais tarde.
Limpeza a seco
É utilizada para sementes grandes, (feijões, ervilhas, cereais, couves, alfaces, cebola, nabos, alho-porro, entre outros), consiste em extrair as sementes dos invólucros e soltá-las em cima de um pano ou papel, em seguida há que limpar e separar dos restos que não são semente.
Limpeza húmida
O método húmido aplica-se a sementes que estão na polpa dos frutos (melão, melancia, abóbora, pimento, beringela), implica a remoção individual manual, posterior lavagem e colocação a secar num local à sombra.
Limpeza fermentada
Utilizada no tomate em que é necessário remover o revestimento da semente que inibe a germinação.
Colha o tomate maduro, corte ao meio e coloque num recipiente; junte água; coloque à sombra, por dois ou três dias, retire o manto de bolor que se formar à superfície.
Lave as sementes em água corrente, espalhe-as num prato ou peneira e coloque em lugar seco e à sombra.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.