Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 13 de julho

Uma semana de verão mas com temperaturas muito amenas, o que é bom para trabalhar na horta e no jardim. Ainda há muito que pode fazer para ter uma horta e jardim impecáveis este verão. Não se esqueça de regar e de fertilizar pois é nesta época que as suas plantas mais precisam.

 

Dia 7 plantar e semear frutos

Tamarilho.

Tamarilho

O tamarilho (Solanum betaceum), também conhecido como tomate-de-árvore, tomate-brasileiro e tomate-japonês, é um arbusto frutífero da família das solanáceas, onde se inclui também o tomate, a beringela, ou a batata.

O tamarilho é um fruto que cresce bem em climas subtropicais, mas também nalgumas zonas temperadas. Em Portugal as zonas mais propícias para o seu crescimento são a Madeira, os Açores e o Algarve.

Como cultivar

A forma mais fácil de o propagar é através de sementes. A taxa de germinação é bastante elevada, e conseguem obter-se muitas plantas. Também pode ser feita a partir de estacas, mas é menos comum.

Em Portugal, devem ser cultivados em zonas de pleno sol, abrigadas dos ventos e sem geadas, tendem a perder as folhas no inverno, voltando a ter rebentos na primavera. É uma planta de crescimento rápido, cuja longevidade costuma rondar os doze anos, não dura muito. Os tamarilhos só devem ser transplantados para o seu local definitivo com cerca de um metro de altura.

Propriedades e benefícios do tamarilho

É um fruto que apresenta boas características nutritivas aliadas a um baixo nível de calorias, pelo que é adequado para dietas. É muito rico em vitamina A e vitamina C e também em cálcio, magnésio e ferro. O seu sabor inclina-se para o ácido, lembrando uma mistura entre o tomate e o maracujá-roxo.

Pode ser consumido cortado ao meio e retirando a polpa com uma colher, ou adicionado a saladas, mas também podem ser grelhados, ou assados. Podem igualmente ser consumidos sob a forma de sumos, de compotas, doces e molhos.

O seu consumo ajuda a prevenir doenças cancerígenas, a controlar a tensão arterial, os níveis de colesterol, entre outros benefícios para a saúde.

Leia também: A cultura da beringela

Beterraba.

Nos dias 8,9 e 10 plantar e semear raízes

No verão os legumes frescos ainda sabem melhor! A beterraba cozida em saladas ou assada no forno é uma delicia. Experimente semear na sua horta ou mesmo em vaso.

Beterraba

Como cultivar

  • Pode semear em tabuleiros ou local definitivo;
  • Quando transplantar deve deixar uma distância de 10 -15 cm entre plantas;
  • Necessitam regas regulares para não ficarem muito duras e com fendilhamento;
  • Gostam de solos ricos em matéria orgânica;
  • Podem ser colhidas ao longo do outono e inverno.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), possui muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar, purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco; magnésio; fósforo; potássio e ferro.

É uma fonte natural de vitamina A, B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue.

Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Experimente a receita: Sumo de beterraba e laranja

 

No dia 11 plantar e semear flores

Primula.

Primula

Esta é uma das flores mais bonitas para ter no outono e no inverno, no jardim, na varanda ou no terraço. Há de várias cores e pode misturá-las, fazendo verdadeiros tapetes multicolores.

Pode semear em tabuleiros e transplantar para local definitivo quando tiverem 5 a 6 folhas definitivas e 10 a 15 cm de altura.

Como cultivar

Gostam de zonas com sol ou meia sombra. Toleram o frio mas são sensíveis a geadas. Gostam de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessitam de regas regulares sem excesso de água, para prolongar a floração devemos ir removendo as flores secas e velhas.

O seu nome inglês “primrose” vem do facto de ser uma das primeiras flores de primavera em Inglaterra.

Em Portugal, é das primeiras a florir no final do outono ou inicio do inverno, pois os nossos invernos assemelham-se às primaveras inglesas.

 

Nos dias 12 e 13 plantar e semear folhas

Escarola.

Escarola

Uma planta fácil de cultivar e que é da família das endívias e da chicória. Poderá ser um complemento muito agradável para as suas saladas. Tem as folhas frisadas e um travo amargo mas agradável.

Condições de cultivo

  • Gosta de temperaturas baixas, daí ser uma cultura boa para o outono e inverno;
  • Pode semear em tabuleiros ao ar livre e faça o transplante quando a planta tem aproximadamente 7 a 10 cm de altura e de raiz;
  • Deixe um espaçamento de 20 cm entre cada planta e enterre-a até às primeiras folhas;
  • Necessita de regas regulares até ao enraizamento completo;
  • Não regue nas horas de maior calor;
  • São muito suscetíveis aos ataques de lesmas e caracóis.

Propriedades da escarola

Baixa em calorias e muito rica em fibras, ferro, magnésio e cálcio. Rica em pré-bióticos como a inulina e oligofrutose, o que contribui para um bom funcionamento intestinal.

Veja o vídeo da Jardins para aprender a fazer fertilizantes caseiros para as plantas!

Fotos: Shutterstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

 

Poderá Também Gostar