Jardim

Groselha: origens e tipos

tipos de groselha
Existem diversos tipos de groselhas.

As groselhas são frutos de pequeno diâmetro, produzidos em plantas arbustivas de porte relativamente baixo. São pertencentes ao género Ribes e genericamente oriundas de zonas temperadas. A Europa, a Ásia Central ou a América do Norte são exemplos. Embora a groselha-vermelha seja a mais conhecida, existem diferentes tipos de variadas cores e com sabores e aromas diferentes.

Tipos de groselha

Em Portugal, é possível encontrar algumas das variedades plantadas em  jardins um pouco por todo o país, até porque os frutos vermelhos estão cada vez mais na moda. Pode encontrar à venda em hortos, a groselheira-preta (Ribes nigrum), a groselheira-vermelha (Ribes rubrum), a groselheira-branca (variedade da vermelha) e a uva-espim, ou groselheira-espim (Ribes uva-crispa).

A groselha-preta é originária da Europa central e oriental, e do Norte e Centro da Ásia, e atinge de 1,50m a 1,80m. A groselheira-vermelha é oriunda de várias partes da Europa, principalmente da Europa Ocidental, (incluindo Portugal) e da Escandinávia. A groselheira-branca é uma variedade ou cultivar com origem em Inglaterra e a uva-espim tem as suas raízes na Europa, na Ásia e noNorte de África.

Foto: Thinkstock

Gostou deste artigo? Leia também: Aprenda a cultivar e propagar groselha

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar