Ornamentais

Lírio-mexicano

O género Beschorneria, criado pelo botânico alemão Karl Sigismund Kunth (1788-1850) em homenagem ao médico e botânico amador Friedrich W. C. Beschorner (1806-1873), possui apenas oito espécies nativas do Texas, México e América Central.

A espécie Beschorneria yuccoides possui folhas lanceoladas parecidas com as das plantas do género Yucca, mas sem espinhos nas extremidades. As rosetas de folhas, que rebentam diretamente das raízes, são bastante ornamentais, mas o grande atrativo desta espécie são, sem sombra de dúvida, as suas belíssimas inflorescências.

Em abril de 2019, plantámos três pequenas mudas extraídas da raiz duma velha planta residente num terreno abandonado na freguesia de São Jorge. Porque se trata duma espécie quase desconhecida nos jardins da Madeira, seguimo-las com especial atenção.

As três desenvolveram-se muito bem e sem cuidados especiais. Neste momento, as rosetas de folhas estão com cerca de 80 cm de altura.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome científico: Beschorneria yuccoides.
Nome vulgar: Lírio-mexicano.
Porte: Herbácea suculenta.
Família: Asparagaceae.
Origem: México.
Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da ilha da Madeira

AS FLORES

No início de fevereiro, observámos, com alguma surpresa, uma inflorescência a brotar no centro de uma das plantas. A nossa surpresa radica-se no facto de esta espécie, nativa de regiões montanhosas entre os 2600 e os 3400 metros de altitude, nos estados de Hidalgo, Puebla e Veracruz, no México, florir no seu habitat entre abril e maio.

Num mês, a panícula atingiu 1,7 m de altura. Ainda em crescimento, da base para o topo, as brácteas róseas têm vindo a despregar-se da haste, exibindo grupos de flores tubulares, pendentes e verdes.

No momento em que escrevo este artigo (7 de março), todas as brácteas já exibiram as suas flores. Falta saber se estas flores, que têm sido visitadas por abelhões (Bombus sp.) à procura de néctar, produzirão frutos com sementes férteis.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar