Raimundo Quintal

Investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Todos Os Artigos Por

Raimundo Quintal

  • Plantas

    Uma planta, uma história: massaroco-do-porto-santo

      B.I. Nome científico: Echium portosanctensis. Nome vulgar: Massaroco-do-Porto-Santo. Porte: Arbusto. Família: Boraginaceae. Origem: Ilha do Porto Santo. Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da ilha da Madeira Nos meses de…

  • Plantas

    Uma planta, uma história: Coralina da Abissínia

    Características Nome científico: Erythrina abyssinica. Nome vulgar: Coralina da Abissínia. Porte: Árvore. Família: Leguminosae (Fabaceae). Origem: África Oriental – Etiópia (antiga Abissínia), Quénia, Uganda, Moçambique. Morada: Parque de Santa Catarina –…

  • Plantas

    Uma planta, uma história: jasmim-da-venezuela

    Já conhecia o jasmim-da-venezuela? Leia o artigo para ficar a saber mais sobre esta magnífica planta! Características Nome científico: Plumeria pudica; Nome vulgar: Jasmim-da-venezuela; frangipane-branco; buquê-de-noiva; Porte: Arbusto; Família: Apocynaceae; Origem:…

  • Plantas

    Palmeira-azul: uma planta, uma história

    Para a maioria das pessoas, as palmeiras não são mais que plantas com um espique e uma coroa de folhas, umas em forma de leque, outras pinadas, que não precisam de…

  • Quinta Jardins do lago
    Jardins

    Descubra a Quinta Jardins do Lago

    Na Madeira a expressão achada significa pequeno planalto. Daí que achada seja o nome do sítio da freguesia de São Pedro, a cerca de 1,5 km do centro da cidade do…

  • Inspirações

    Uma planta, uma história: Camellia granthamiana

    Georg Josef Kamel nasceu em 1661, na Morávia, região da atual República Checa. Foi missionário jesuíta nas Filipinas e notabilizou-se como farmacêutico e naturalista, tendo deixado interessante obra escrita sobre a…

  • alegra-campo
    Atualidade

    Uma planta, uma história: Alegra-campo

    Laurissilva é uma floresta com elevada biodiversidade em que as árvores de maior porte pertencem à família das Lauráceas. Está classificada como Património Natural da Humanidade desde 1999 e prospera num…