Raimundo Quintal

Investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Todos Os Artigos Por

Raimundo Quintal

  • árvore-glória-da-manhã
    Plantas

    Uma planta, uma história: Árvore-glória-da-manhã

    A árvore-glória-da-manhã (Ipomoea arborescens) é uma exceção no género Ipomoea em que predominam trepadeiras herbáceas como a que produz a batata-doce (Ipomoea batatas) e a corriola-azul (Ipomoea indica). A corriola-azul, indígena…

  • uveira-da-serra
    Plantas

    Uma planta, uma história: Uveira-da-serra

    Na Madeira, em setembro, a vindima estende-se da beira-mar aos píncaros da ilha. Até aos 600 metros de altitude, são apanhados os cachos das diferentes castas de vinhas para a produção…

  • canforeira
    Plantas

    Uma planta, uma história: Canforeira

    As canforeiras são originárias do Leste da Ásia e pertencem à família das lauráceas. Tal como acontece na Macaronésia, são as copas destas árvores que formam o dossel das florestas húmidas…

  • Saurauia napaulensis
    Plantas

    Uma planta, uma história: Saurauia napaulensis

    A Quinta do Palheiro Ferreiro é uma das jóias da Ilha da Madeira. Durante todo o ano presenteia os visitantes com flores lindíssimas e recantos encantadores. Algumas das árvores que ali…

  • árvore-dos-lenços
    Plantas

    Uma planta, uma historia: Árvore-dos-lenços

    Esta pequena árvore caducifólia, indígena do Sudoeste da China, foi encontrada na natureza, em 1869, por Armand David (1826-1900), missionário jesuíta e naturalista francês, que a trouxe para a Europa. Em…

  • aipo-da-serra
    Plantas

    Uma planta, uma história: Aipo-da-serra

    A flora da Madeira integra 163 espécies vasculares endémicas. Para as pessoas menos familiarizadas com o vocabulário botânico, isto significa que estas plantas são exclusivas das ilhas e ilhéus deste arquipélago.…

  • pinheiro-da-damara
    Plantas

    Uma planta, uma história: Pinheiro-da-damara

    A família Araucariaceae pertence à ordem das Pinales, que agrega as árvores vulgarmente chamadas coníferas, porque os seus órgãos reprodutores parecem cones. Esta família, exclusiva do Hemisfério Sul, integra o género…

  • chiquita-bacana
    Plantas

    Uma planta, uma história: Chiquita-bacana

    A chiquita-bacana (Euphorbia fulgens) pertence ao mesmo género da poinsétia (Euphorbia pulcherrima), conhecida por manhã-de-páscoa na Madeira e estrelas-de-natal nos Açores e em Portugal continental. Nestas duas espécies mexicanas, as verdadeiras…

  • árvore-das-salsichas
    Plantas

    Uma planta, uma história: árvore-das-salsichas

    Os muitos turistas que diariamente visitam o Jardim Municipal no centro da cidade do Funchal têm oportunidade de apreciar cerca de sete dezenas de espécies de árvores, maioritariamente exóticas e originárias…