Da música, passando pelo marketing e gestão, o percurso de Margarida conduziu-a à criação da Bloom, uma empresa portuguesa especializada em arranjos florais que pretende primar pela atenção a cada pessoa e a cada detalhe.
O que a levou a deixar 12 anos na Escola de Música da Gulbenkian e uma carreira na área do Marketing e Gestão de Empresas para criar a Bloom?
Como todas as áreas que me suscitaram interesse, a ligação que desenvolvi com a música, derivada da minha paixão pela arte em geral, aconteceu de forma orgânica e natural, sem nunca ter considerado seguir esse caminho numa lógica profissional. Ao longo do meu percurso escolar, foi crescendo a curiosidade em explorar a minha vertente empreendedora, daí ter optado pelo curso de Marketing e Gestão de Empresas, que me levou ao meu primeiro emprego como diretora de Comunicação e Marketing de uma empresa, onde percebi que organização de eventos era o caminho que eu queria seguir, aliado ao gosto pela arte da decoração e flores. Foi tudo parte de um processo construtivo. A minha formação musical despertou-me para as artes; a gestão, para a criação do meu próprio negócio; e o marketing, para a vertente da organização de eventos, que é uma área em que nos temos vindo a especializar na Bloom.
O que distingue a Bloom? Qual é o conceito?
Além da exclusividade das nossas flores, aquilo que distingue a Bloom é, acima de tudo, a qualidade do nosso serviço, que se caracteriza por ser personalizado e à medida dos gostos de cada cliente, bem como pelo conhecimento e técnica dos nossos flower designers.
Leia também:
A Bloom não é apenas uma loja de flores. Que outros serviços prestam?
A Bloom surgiu da minha inspiração pelas artes e, por isso, temos vindo a criar vários serviços que nos permitem aliar as flores à criatividade, garantindo às nossas clientes soluções para várias necessidades. Além de elaborarmos arranjos florais, apostamos na decoração de eventos particulares e corporativos, dispomos do serviço Wedding Planner e, mais recentemente, o Blooming your Home – um serviço de decoração ao domicílio.
Quais são as plantas com as quais mais gosta de trabalhar?
Para mim, as flores são uma peça de decoração e, por essa razão, todas as flores podem resultar, de acordo com o ambiente em que são inseridas. Porém, há duas flores que não podem faltar nos ateliers Bloom – a peónia e a rosa-inglesa.
Em que consiste o projeto Bloomina by Bloom?
A Bloomina by Bloom é uma submarca da Bloom, que, ao invés de se dedicar à elaboração de arranjos florais, vem dar-lhes abrigo, através da criação de vasos artesanais em cerâmica. A ideia para este projeto surgiu-me com a obrigatoriedade de fecharmos as portas das lojas. Enquanto negócio, sentimos, naturalmente, a necessidade de nos reinventarmos. Embora as Bloominas vivam também como peças decorativas independentes, procurámos seguir uma linha condutora e criar um produto que servisse as nossas flores.
Como é feita a produção das peças de cerâmica?
As Bloominas são idealizadas pela Bloom, isto é, os vários modelos, tamanhos e cores disponíveis. Quanto à produção, procuramos sempre trabalhar com fabricantes artesanais e nacionais.
A imagem identitária das vossas peças são os rostos nelas cravados. Têm algum significado?
Por terem sido criadas numa altura de grande isolamento social, ou seja, durante o período mais crítico da pandemia, decidimos decorar as peças com traços de caras humanas. Posteriormente, já lançámos mais cores e modelos, mantendo esse carimbo identitário da marca.
Qual é a inspiração por trás das coleções?
A Bloom não idealiza coleções numa perspetiva anual. Idealizamos, sim, linhas de arranjos e produtos para determinadas efemérides, com base nas tendências de decoração internacionais. Por exemplo, recentemente, lançámos a coleção All for Love, Love for All, para o Dia de São Valentim, para a qual nos inspirámos no magenta, cor do ano 2023 da Pantone.
Que novidades surgiram em 2023?
Nesse ano, a grande novidade da Bloom foi o serviço Blooming your Home. As nossas clientes sentem conforto ao ter os nossos arranjos em casa. Porém, muitas vezes, as vidas agitadas que levam não lhes permitem dedicar o tempo que gostariam à escolha das flores e à decoração das suas casas. Assim surge este novo serviço, que é 100 % prestado à medida de cada cliente, tornando-se assim exclusivo.
Leia também:
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.