Plantas Ornamentais

Myoporum acuminatum: a sebe ideal para zonas costeiras

Sebe de Myoporum com 2,5m de altura

O Myoporum acuminatum é um arbusto ou pequena árvore de crescimento muito rápido, de folha perene, que pode atingir 5 a 8 m de altura. As folhas têm entre 6 e 12 cm e são verdes brilhantes durante todas as estações do ano. Na primavera dá uma flor branca aromática em forma de estrela com cerca de 8 mm e pequenos frutos arroxeados no verão.

Espécie

Myoporum acuminatum. Também pode ser chamado Myoporum tenuifolium ou Myoporum laetum. O nome vulgar mais conhecido é Mulatas mas também pode ser chamado de Miósporo.

Família: Myoporaceae.

Origem: É uma espécie originária da Austrália.

Flor em forma de estrela

Utilização

Os Myoporum são muito comuns no nosso país, sobretudo nas regiões do litoral. Pela sua rusticidade, podem ser utilizados para fazer sebes em jardins ou propriedades sem sistema de rega, com solos pobres e arenosos, expostos ao vento ou ao ar marítimo.

É capaz mesmo de ser utilizado na primeira linha do mar porque tolera muito bem a salinidade. Também pode ser plantado como arbusto isolado ou como exemplar arbóreo.

Fruto

Plantação

Os Myoporum são muito resistentes e toleram quase todo o tipo de terrenos, desde argilosos a arenosos, apesar de preferirem solos férteis e bem drenados para crescerem depressa, terem sempre uma folhagem verde brilhante e manterem-se plantas saudáveis e sem doenças.

Uma das desvantagens desta planta para fazer sebe é que não é fácil comprar plantas grandes. O tamanho mais comum é o vaso 1 l com 40/50 cm a 1,75. O compasso de plantação para esta planta varia consoante a altura final e densidade pretendida, podendo variar entre os 50 cm e 1,5 m de espaçamento entre plantas e deve-se ter em conta um canteiro com pelo menos 1 m de largura porque o Myoporum alarga bastante.

Pormenor da folhagem

Vantagens
  • Espécie rústica que tolera todo o tipo de solos.
  • Ideal para a primeira linha do mar.
  • Crescimento muito rápido.
  • Aceita bem podas severas.
Desvantagens
  • Faz sebes pouco densas.
  • É difícil encontrar plantas já com algum porte.

Myoporum em vaso de 1 L com 50 cm altura

Poda

Apesar de ser uma planta muito vigorosa e de crescimento rápido é uma sebe relativamente fácil de podar porque não é muito densa. Duas podas anuais são quanto baste para manter a sebe com a forma que desejar. O Myoporum não só aceita muito bem a poda como regenera muito rapidamente após uma poda severa.

Doenças

Os Myoporum são plantas muito resistentes ao ataque por pragas e doenças mas em condições de stress podem ficar mais suscetíveis aos afídeos ou cochonilhas.

Fotos: Tiago Veloso

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar