Conheço o José desde que vim para a Jardins, em 2015. Nasceu na costa alentejana, é um grande conhecedor e apaixonado pela Natureza, por plantas e animais e colaborador da revista há muitos anos.
Presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal, é também membro de várias associações, autor do manual Cuidados e conselhos para as suas orquídeas e do livro A paixão pelas orquídeas, sendo ainda proprietário de uma loja online de orquídeas e outras plantas.
Onde se situa o seu jardim e que área tem?
Estou desde 2020 a morar em Marinhais (Santarém), e o jardim da minha casa tem cerca de 200 m2, encontrando-se dividido em duas áreas diferentes: o jardim da frente, combinando algum relvado, arbustos e árvores, canteiros e vasos, e a zona atrás da casa, onde tenho a estufa (orquidário e plantas tropicais), muitos vasos, zona de trabalho e canteiros e taças de suculentas/jardim rochoso.
Quais as principais tarefas a que se dedica no seu jardim? Costuma ter ajuda?
Não tenho ajuda profissional regular, todos os trabalhos são feitos por nós, fora alguma intervenção de maior envergadura.
Quantas horas dedica à jardinagem?
Cerca de 10-12 horas semanais. Depende da época do ano.
Leia também:
Quais as suas maiores preocupações na manutenção do seu jardim?
Manter as plantas saudáveis sem desperdiçar água. Não gasto água da rede, tenho um furo para as regas, tenho também um depósito para recuperação de água da chuva e, apesar de ter alguma rega automática, a maioria das regas é feita por mim, manualmente, para que toda a água seja bem utilizada.
Que ferramentas de jardinagem costuma usar no dia a dia?
O que uso mais são as tesouras de podar. Tenho várias e diferentes para os diversos trabalhos de poda e limpeza.
Quais são os seus jardins preferidos em Portugal e no mundo?
Em Portugal, gosto bastante da Estufa Fria e os jardins dos Parques de Sintra, e gosto de espreitar os jardins particulares, onde se encontram muitas surpresas. No mundo, tenho muitos jardins que visitei e onde adoro regressar, mas talvez os jardins ingleses sejamos meus favoritos.
Recomenda alguns livros sobre jardins? Lê algumas revistas ou jornais sobre o tema?
Tenho uma extensa biblioteca de livros de plantas, jardins e jardinagem. Recomendo o livro As plantas e os portugueses. Património, tradição e cultura, do Luís Mendonça de Carvalho, que, num pequeno livro, consegue dar-nos um belíssimo retrato da ligação que o povo português tem com as plantas nas suas mais variadas facetas. Estou muito curioso com um livro que comprei recentemente e que ainda não li, Garcia da Orta e o seu tempo, uma obra biográfica sobre o grande investigador, médico e botânico português que viveu no século XVI. E, para quem gosta de orquídeas, recomendo, claro, o meu livro A paixão pelas orquídeas.
Que sites tem por hábito visitar sobre o tema?
Visito poucos sites, prefiro livros, mas os sites da Royal Horticultural Society, dos Kew Gardens e da American Orchid Society são alguns que estão nos meus favoritos.
Qual foi o último objeto relacionado com jardinagem que comprou?
Comprei uma taça vidrada, grande, para colocar algumas suculentas no jardim da frente.
Que conselhos dá aos jardineiros amadores que querem aprender mais?
Que visitem outros jardins e conversem com outros jardineiros para tirar ideias e que se divirtam muito com a criação e manutenção dos seus jardins. A partilha de experiências é fundamental.
Tem alguma planta ou flor favorita?
Como é conhecido, sou um apaixonado por orquídeas, mas há muitas outras plantas de que gosto.
Tem algum horto em especial onde compra as suas plantas?
Vou comprando aqui e ali e sempre que passeio; os hortos são lugares onde gosto sempre de parar e raramente saio de mãos vazias.
Que móveis de jardim tem e quais considera indispensáveis?
Gosto de bancos de jardim, gosto de pérgulas, porque permitem apoiar as plantas e dar alguma altura ao jardim. Gosto de móveis mais antigos, de ferro forjado ou madeira.
Qual foi o acontecimento que o fez interessar-se por jardins?
Não houve um acontecimento. Acho que nasceu comigo.
Que personalidades no mundo dos jardins, das plantas ou da jardinagem mais o fascinam?
Adoro ler biografias de gente ligada aos jardins. Gostei de conhecer Alexander von Humboldt, no livro A invenção da Natureza, de Andrea Wulf, e sou fascinado pela vida e obra de Joseph Paxton, um famoso jardineiro inglês. Mas há muitos que poderia nomear.
Há algum evento do mundo dos jardins e da jardinagem em Portugal ou no estrangeiro que não perca e que aconselhe os jardineiros amadores a visitar?
Em Portugal, estou sempre nas duas exposições organizadas pelo Clube dos Orquidófilos de Portugal, uma na primavera e outra no outono, onde tentamos ir mais além do que a tradicional exposição de orquídeas, permitindo que haja uma maior diversidade de plantas e que possa interessar a um público mais vasto.
No estrangeiro, o Chelsea Flower Show, em maio, em Londres, é talvez o maior evento de tudo o que há de melhor ligado à jardinagem. O desafio é sair de lá sem perder a cabeça.
Leia também:
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.