Visita ao Mercado Agrobio – Campo Pequeno visita à Miosótis e almoço.
No dia 19 de outubro, a convite da Agrobio tivemos oportunidade de visitar o Mercado de produtos biológicos do Campo Pequeno e também de conhecer alguns dos produtores que ali vendem os seus produtos semanalmente. Podemos perceber como funciona o mercado, os públicos que o frequentam e a qualidade dos produtos que ali são apresentados. Todos eles obrigatoriamente apresentam o selo de certificação europeu, que garante que os produtos colocados no mercado cumprem todos os requisitos estabelecidos pela regulamentação deste sistema. Neste caso, cada produtor tem a sua certificação e o seu selo bem visível, bem como todas as outras certificações necessárias.
A Agrobio tenta que os produtores presentes em cada feira estejam a menos de 50 km do local da feira por uma questão de sustentabilidade.
Também visitámos o Supermercado biológico Miosótis, um dos mais antigos deste setor, onde tivemos oportunidade de ver a grande diversidade de frutas e legumes nacionais, bem como de carne e peixe também biológicos. Aqui nota-se por parte de toda a equipa uma grande preocupação com o desperdício e com as embalagens. Existe toda uma área dedicada à venda de produtos a granel, cerais, frutos secos, leguminosas, bolachas e detergentes.
Há igualmente toda uma gama de mercearia seca, lacticínios, padaria, comida pronta, bebidas e cosmética.
Restaurante de comida biológica
Tivemos oportunidade de degustar uma refeição totalmente confecionada com produtos biológicos e da estação e estava verdadeiramente deliciosa, para além de ser bastante saudável e com sabores diversificados.
Destaco os ovos e o frangos do Álem, um projeto muito interessante do Chef Bernardo Agrela que está a recuperar raças de galinhas portuguesas que estavam a desaparecer .
A entrada vegetariana era igualmente muito boa, com vários tipos de vegetais da época, abóbora, batata doce, espinafres, etc. e o bolo sem açúcar e sem glúten uma excelente alternativa saudável. Porque uma alimentação saudável pode ser muito saborosa.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.