Uma atividade excelente para fazer com as crianças num dia de frio mas com sol!
Para as tardes ou fins de semana em que se pode prever chuva, é conveniente pensar em atividades estimulantes e criativas que proporcionem entretenimento e aprendizagem, mesmo em espaços fechados.
Esta atividade incentiva o contacto direto com a Natureza e faculta momentos de concentração e lazer ao observarem-se os elementos naturais,
que poderão ser catalogados – o que facilita a capacidade de organização das crianças – além de despertar o seu sentido estético.
Mas não precisamos de fazer um herbário com o único intuito de estudar a Natureza, podemos fazê-lo porque também pode ser muito divertido!
MATERIAL NECESSÁRIO:
- FLORES E FOLHAS AO VOSSO GOSTO
- TESOURA
- PAPEL VEGETAL (OU FOLHAS DE JORNAL)
- CARTOLINA OU CADERNO COM FOLHAS MAIS GROSSAS
- COLA, FITA ADESIVA OU PLÁSTICO AUTOCOLANTE
- LIVROS PESADOS
- ETIQUETAS (OPCIONAL) LÁPIS E CANETAS (OPCIONAL) PASTA OU DOSSIÊ (OPCIONAL)
- MUITA PACIÊNCIA PARA O TEMPO DE ESPERA
Inspire-se e faça você mesmo em sua casa!
COMO FAZER?
- Escolher uma plantinha (flor, folha, entre outras), colocar em posição horizontal e tentar que se vejam todas as suas folhinhas e caules nessa posição.
- Colocar a planta entre duas folhas de papel, para que estas absorvam a humidade, pois todas as plantas têm água (mesmo que não consigamos vê-la!).
- Inserir as folhas de papel com a planta escolhida no seu interior dentro de um livro pesado e empilhar com mais livros grossos ou objetos pesados, de forma a exercer pressão. Esta técnica de pressão/secagem é a base para muitas outras atividades em que se queiram usar plantas secas.
- Usar a paciência para aguardar, pelo menos, uma semana. Não convém espreitar!
- Retirar a planta que entretanto ficou espalmada e fixá-la numa cartolina ou numa página de um caderno, usando cola, fita adesiva ou ainda plástico autocolante. A ideia é preservá-la o maior tempo possível.
- Caso se pretenda catalogar, pode escrever o nome da planta, data e local onde foi colhida. Para tornar este herbário um objeto mais pessoal e criativo, sugere-se que escreva algo mais pormenorizado acerca da planta, sobre o cheiro, cores ou texturas, assim como algum momento específico relacionado com o todo o processo. Dê asas à imaginação e decore-o com desenhos e muita cor!
- Arquivar numa pasta ou num dossiê.
- Um herbário é tanto mais valioso quanto maior e diversificado for o seu conteúdo; não deixe de o encher com novas plantas e memórias.
SABIA QUE?
O maior herbário de Portugal (o segundo da Península Ibérica) é o Herbário da Universidade de Coimbra (sigla internacional COI) que conta com uma coleção que ultrapassa os 700.000 exemplares.O COI fornece apoio científico a nível nacional e internacional e está agora disponível online para que todos possam ter acesso.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.