Ornamentais

Petúnia: origem, utilização e tipos

A petúnia é uma das flores mais utilizadas na primavera, com um enorme variedade de cores e de formas. É impossível ficar indiferente à sua floração exuberante, que se prologa durante toda a primavera e verão.

Deve ter-se em atenção que a petúnia é uma planta anual, ou seja o seu ciclo de vida cumpre-se ao longo de um ano: cumprindo o seu ciclo ela morre, não porque não soubemos tratar dela, mas sim porque esse é o seu percurso natural. Daí também serem chamadas de plantas de estação ou plantas de época. Têm um ciclo de vida como o nosso: nascem, crescem, florescem, originam sementes e morrem. Quando as petúnias morrem é preciso substituí-las pelas sementes que elas deixam para que o ciclo continue.

Origem e utilização

Nativa das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, a petúnia tanto é usada nos vasos em casa, como nos jardins públicos. É a flor que representa como poucas o início da primavera, pois as suas flores são das primeiras a desabrochar e são encontradas nos viveiros e hortos desde o final do inverno. O seu porte médio, que pode chegar a 30 centímetros de altura, permite composições em vasos cerâmicos, floreiras ou diretamente no solo em maciços e canteiros.

Diferentes tipos de petúnias

Os ramos da petúnia são leves e flexíveis, com folhas ovaladas e pilosas (cobertas com uma camada de pequenos “pelos”) bastante delicadas, opostas umas às outras e de cor verde-claro. As flores nascem abundantemente. Essas flores são tubulares, com pequenos capítulos que sustentam as cinco pétalas.

Na variedade Petunia x hybrida as pétalas são arredondadas nas pontas e triangulares no centro. Já na variedade Petunia axillaris a ponta converge em um único ângulo. As cores variam entre o branco e púrpura, passando pelos vermelhos e amarelos. É extraordinária a variedade de cores e de formas existente.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar