Plantas Ornamentais

Plantas de companhia para as orquídeas

A proximidade de algumas plantas com orquídeas pode criar zonas mais sombrias e o aumento da humidade ambiental

Quem gosta de orquídeas, não gosta necessariamente só de orquídeas. Gosta de outras plantas também. Muitas vezes questionam-me sobre que outras plantas se podem ter juntamente com as orquídeas e se há benefícios, ou problemas por as orquídeas estarem perto de outras plantas diferentes.

Existem plantas que podem beneficiar as orquídeas só por estarem perto destas e esse benefício passa pelo facto de que várias plantas juntas aumentam a percentagem de humidade do ar, tão importante para as nossas orquídeas. Podemos assim, com a ajuda de alguns vasos, criar um microclima numa zona da casa ou mesmo numa estufa com condições favoráveis às orquídeas.

E que plantas poderemos colocar junto às orquídeas?

Plantas que possam ser cultivadas em condições semelhantes às orquídeas, como por exemplo begónias, fetos, avencas, bromélias, antúrios e mesmo algumas plantas carnívoras ou suculentas. Além da beleza estética que essas plantas possam trazer a um arranjo de orquídeas, a sua proximidade pode criar zonas mais sombrias e necessárias a alguns tipos de orquídeas, bem como o aumento da humidade do ar circundante. Algumas plantas carnívoras do género Pinguicula podem ainda servir de armadilha biológica, cujas folhas peganhentas apanham os insetos que nelas pousem, evitando a propagação de pestes.

Mas nem tudo são benefícios com as “plantas de companhia”. Estas podem também facilmente atrair ou ser portadoras de pestes ou doenças que podem posteriormente atacar as orquídeas. Antes de colocarmos uma planta nova junto às nossas plantas, seja ela ou não uma orquídea, devemos examina-la cuidadosamente e ficar alerta nos primeiros dias aos menores sinais de presença de afídeos, lesmas ou caracóis, que podem ser hóspedes indesejáveis em qualquer planta nova que possamos introduzir nas nossas coleções.

Também nunca nos devemos esquecer que estas plantas necessitam de regas mais frequentes e tratamento diferente do que o que damos às orquídeas. Temos que resistir à tentação de regar em demasia as orquídeas só porque estamos a regar as plantas circundantes.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar