Uma seleção de plantas escolhidas por poderem ser usadas em conjunto formando maciços arbustivos de grande beleza de muito baixa manutenção e consumo de água.
Depois da minha ida à Feira de Jardinagem Mediterrânica no Algarve, fiquei muito inspirada pela quantidade de plantas disponíveis no mercado, que são de baixa manutenção, estão bem adaptadas ao clima mediterrânico e promovem a poupança de água. São já muitos os produtores no Algarve que disponibilizam este tipo de plantas, muitas delas com florações muito ornamentais e que em conjunto dão origem a jardins muito originais e surpreendentes.
HEMEROCALLIS “CATHERINE WOODBURY”
Hemerocales
Todos os hemerocales são muito ornamentais e decorativos para qualquer jardim, mas há algumas variedades mais bem adaptadas aos climas mediterrânicos, ao calor e falta de água. Tem uma floração muito bonita, cor-de-rosa, no verão. Muito resistente, não necessita de grandes cuidados de manutenção. Altura 40-100 cm. Gosta de zonas com sol ou meia-sombra.
ASPHODELUS FISTULOSUS
Abrótea-fina
Uma planta herbácea que aparece espontaneamente muitas vezes nas bermas da estrada, nas arribas e nos campos em geral, que é muitas vezes subvalorizada. No entanto, pode ser usada no jardim como herbácea de revestimento com grande sucesso, em zonas com bastante sol. Planta anual ou perene de curta duração nativa da região mediterrânica. Tem uma bonita inflorescência com flores diurnas de cor branca ou rosa-pálido, fecham à noite, normalmente de fevereiro a abril. Não tem mais do que 40 cm de altura.
Leia também:
HEMEROCALLIS “SAMMY RUSSELL”
Hemerocales
Este hemerocale é especialmente bonito com a sua flor castanha e amarela. Cada flor não dura mais de 24 horas (tal como todos os hemerocales, daí o seu nome em inglês ser day lily. Normalmente a flor abre de manhã e murcha ao final do dia. No dia seguinte abre outra nova. É assim durante todo o período de floração, que se prolonga do verão até ao outono. É uma planta que cresce até aos 75 cm e gosta de zonas com solou meia-sombra e solos bem drenados, resistente ao calor e secura.
HEMEROCALLIS “STELLA DE ORO”
Hemerocales
São plantas muito procuradas pelas suas flores amarelas muito ornamentais e aromáticas. Têm um período de floração longo, desde o inicio do verão até ao final do outono. Crescem até 45cm de altura, preferem zonas com sol ou meia-sombra e desenvolvem-se em todo o tipo de solos. Resultam muito bem em bordaduras floridas, combinados com outros hemerocales ou outras plantas perenes.
LAVANDULA LATIFÓLIA
Alfazema-brava, alfazema-portuguesa
Muito usada em perfumaria e cosmética pela qualidade dos seus óleos essenciais. Uma planta muito ornamental e resistente com um longo período de floração, que vai do início da primavera até ao verão. Pode chegar aos 70-80 cm de altura. Tolerante à secura, precisa de ser regada apenas quando está muito calor, desenvolvendo-se em qualquer tipo de solo. Prefere zonas com muito sol.
LEONOTIS LEONORUS
Rabo-de-leão
Esta é uma planta com muito valor ornamental pela sua floração exuberante cor de laranja, mas também tem utilização como planta medicinal em algumas zonas do mundo. Pode atingir 1 m de altura, e a floração prolonga-se desde o verão até ao outono, podendo mesmo chegar ao inverno em algumas zonas mais temperadas. Gosta de exposições com sol pleno ou meia-sombra e não é exigente quanto ao tipo de solo.
Leia também:
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.