As mais versáteis e sobreviventes plantas da sua coleção
As plantas suculentas são adequadas para todo o tipo de climas e circunstâncias, bastando adaptar a espécie ao local. São ideais para quem não tem muito tempo, pois exigem pouco esforço para cultivar e manter. Seja em pátios interiores, escritórios, varandas domésticas, canteiros, bordaduras, jardins verticais ou floreiras, as suculentas são super versáteis e podem ser plantadas em composições muito variadas.
Como cuidar
Substrato: idealmente deverão ser plantadas em substrato bem drenados pelo que as misturas são compostas por fibra de coco, perlite, casca de pinho e turfa. Se plantar em vaso, não se esqueça de garantir que coloca leca ou outro material de maior granulometria para promover a drenagem.
Rega: apenas quando o solo estiver seco! A frequência da rega é determinada pelo clima e pelo ambiente. Em ambientes mais secos e em épocas de maior calor, deverá tornar-se a rega mais regular. O jardineiro mais atento irá reparar que suculentas de folhas mais delgadas precisam de rega mais frequente do que suculentas de folhas mais gordas. Recorde-se que o excesso de água é uma das causas mais comuns de morte e os primeiros sinais são evidentes: folhas moles e amarelas, quase transparentes, e apodrecimento.
Adubação: As suculentas adaptam-se bem às diferentes circunstâncias, mas em vaso e/ou em interiores poderão precisar de uma ajuda externa. Não precisam de ser adubadas com frequência, mas um reforço nutritivo na primavera-verão irá promover o seu desenvolvimento e floração.
Veja o vídeo:
Composições para interior
As suculentas, embora sejam “plantas de combate” no exterior, também se adaptam ao interior de casa, sobretudo se tiverem muita luz. Poderá, portanto, dar uso à sua criatividade para fazer arranjos, taças, quadros e muitas outras combinações articulando a criatividade com a técnica. Esteticamente, a conjugação é a chave mas atenção: se não tiver luz suficiente ou humidade, as plantas começarão a estiolar ou seja, a sobredesenvolver os seus órgãos para captar mais luz. Em resultado ficam mais “esticadas”, com folhas mais compridas e estreitas e caules mais longos, perdendo a sua elegância.
Pequenos jardins/mini-paisagens
Recriar pequenas paisagens que se adaptem a qualquer espaço da casa numa escala pequena é um desafio à criatividade com resultados surpreendentes. Estes mini jardins são formados pela conjugação de plantas com pedras e outros elementos decorativos e podem ser construídos em vasos, vidros e taças. Embora o charme resida na sua delicadeza, é preciso ter em atenção que as suculentas não são aptas para terrários fechados! Sempre que pensar neste tipo de micro-paisagem, lembre-se que as suculentas não apreciam humidade constante pelo que fechá-las dentro de um recipiente de vidro não é boa ideia!
Canteiro de suculentas
Com a crescente necessidade da construção de jardins mais sustentáveis, as suculentas tomam uma especial importância no mundo das plantas ornamentais. A construção de jardins xerófitos (de baixo consumo de água) faz cada vez mais sentido, sobretudo nas zonas mais quentes do País. Articular plantas da nossa flora com suculentas (entre elas, catos) numa conjugação feliz de espécies, luz, solo e baixa manutenção torna-se um mote para jardins mais sustentáveis. Para o sucesso de um jardim deste tipo, considerar a orientação do espaço é fundamental – é determinante estar voltado a sul ou a oeste. Modelações de terreno, uso de pedra ornamental e rochas vão tornar o seu espaço um jardim xerográfico invejável, sobretudo se conjugar várias espécies, cores e texturas!
Quadro de suculentas
Procura uma solução de pequenas dimensões mas diferente para aplicar na parede? Os quadros de suculentas são simples, divertidos e uma solução diferente do usual! Numa moldura (com alguma espessura), aplique substrato para suculentas, Sphagnum (musgo) e rede de galinheiro, e preencha com rosetas de suculentas até cobrir toda a superfície exposta. Poderá utilizar diversas variedades de suculentas e incluir até as mais escandentes!
Jardim vertical artesanal
Há muito que pensa numa solução simples para fazer um jardim vertical de baixa manutenção? Utilize uma palete de madeira ou caixas de vinho e construa uma cerca de madeira com suculentas! Suporte uma palete na parede e utilize os orifícios do topo para colocar floreiras ou vasos. Plante, em substrato apto, as suas suculentas preferidas e terá um elemento rústico exclusivo no seu jardim. Articular Sedum com Echeveriae Senecium vai garantir uma manutenção simples e uma composição harmoniosa.
Aproveitar um tronco para instalação artística
Procura um aspeto rústico? Um tronco de árvore antigo seco poderá ser exatamente o que precisa para criar um objeto único! Utilize as suas protuberâncias e orifícios para preencher substrato para catos e inserir uma planta suculenta em cada uma das aberturas. ao seu gosto com as suculentas numa abordagem multicolorida ou num padrão temático de uma cor. Sedum clavatum, Echeveria‘apolo’ e Portucalaria ‘afra’ variegata são alguns dos exemplos que poderá gostar de conjugar.
Leia também:
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.