Todas as plantas filtram o ar, produzem oxigénio e transmitem-nos bem estar e felicidade.
As plantas têm a grande vantagem de produzir oxigénio e, segundo vários estudos, têm a capacidade de absorver algumas toxinas do ar (como amónia, benzeno, clorofórmio, formaldeído, xileno — toxinas essas que existem em todas as casas provenientes dos produtos de limpeza, libertadas pelos equipamentos elétricos e eletrónicos, e pelos materiais sintéticos de que são fabricadas algumas peças de mobiliário e decoração (plásticos, tapetes, sofás).
Algumas plantas que são eficazes para purificar o ar:
O lírio-da-paz (Spathiphyllum spp.)
É conhecido por reduzir as toxinas que são prejudiciais à saúde como o formaldeído, benzeno, etc.
A areca (Dypsis lutescens)
Uma espécie de palmeira muito utilizada no interior, também funciona como humidificador do ar ajudando a remover as toxinas como o xileno e o formaldeído.
Esta é uma das minhas plantas favoritas para o interior e gosto dela em salas, escritórios, zonas de entrada ou de passagem.
A espada de S. Jorge (Sansevieria trifasciata)
Esta planta é um clássico das plantas de interior e também de exterior, é uma planta muito resistente e excelente para quem quer ter pouco trabalho de manutenção, tolerante à falta de água, não precisa de sol direto para se desenvolver nem de muitas horas de luz.
Absorve do ar toxinas como formaldeído, é uma excelente planta para ter em zonas como as casas de banho, entradas, etc.
Os crisântemos (Chrysanthemum morifolium)
São excelentes para colocar nas suas salas, são verdadeiros arranjos de flores, tenha em atenção que precisam de algumas horas de sol direto para florirem, têm a capacidade de absorver o benzeno.
O clorófito (Chlorophytum comosum)
Outro clássico das plantas de interior e de exterior, muito resistente e interessante pela coloração branca e verde das suas folhas, tem uma floração branca.
Absorve o monóxido de carbono pelo que é útil em salas com lareiras, absorve ainda o formaldeído e o xileno.
O Ficus benjamina
Esta é uma das “rainhas” das plantas de interior, é muito resistente, bonita, fácil de cuidar e tem uma grande longevidade. Precisa de luz mas sobrevive sem sol direto, deve ser regada regularmente e pulverizada nos dias mais quentes de verão, ou quando as divisões são aquecidas no inverno.
É muito eficaz na remoção de formaldeído, benzeno e triclorometileno.
O Aloe vera
É uma planta suculenta muito resistente e muito útil pois tem muitas propriedades medicinais, o gel que existe no interior das folhas é excelente para acalmar queimaduras e escaldões.
É uma boa opção para salas com muito sol, absorve formaldeído e benzeno.
A azalea (Azalea spp.)
É uma planta que gosta de sombra logo é excelente para zonas que não têm sol direto. Tem uma floração exuberante no inicio da primavera, gosta de terra ácida e de ser regada regularmente.
É uma planta eficaz na absorção de formaldeído.
O Philodendron oxycardium
No Brasil é conhecida por imbé, planta que pode ser usada como trepadeira, muito vulgar como planta de interior e muito utilizada nos jardins verticais, excelente na absorção de formaldeído, xileno e benzeno.
A dracaena, (Dracaena marginata)
Mais uma das minha plantas favoritas para utilizar no interior, há várias dracaenas quase todas se dão bem no interior.
Excelente para utilizar na sala (em conjuntos de duas ou três faz um efeito muito exótico, fresco e tropical).
Precisa de poucos cuidados de manutenção, pouca rega e não necessita de podas. Gosta de bastante luz mas pode ser indireta. Absorve o formaldeído e o benzeno.
A hera (Hedera helix)
É uma excelente planta na absorção de formaldeído. Tem de dar alguma atenção às regas e deve fazer algumas pulverizações nos dias mais quentes e no inverno se a hera estiver em ambientes muito aquecidos.
A planta jibóia (Scindapsus aurea), limpa as impurezas do ar em geral.
Todos os fetos são purificadores (Phlebodium, Nephrolepis, etc. — as chamadas “samambaias brasileiras”)
O antúrio é lindo e purificador.
Dicas para combinar plantas em casa:
O mais interessante de ter plantas em casa é conseguir combiná-las entre si de forma harmoniosa, tirando partido das cores, formas e texturas, tamanhos, etc.
Uma planta sozinha brilha muito menos do que várias plantas em conjunto. Para além disso as plantas beneficiam de estarem em conjunto pois a evapotranspiração cria uma massa de vapor que as beneficia a todas.
Na cozinha
Deve ter o cuidado de escolher plantas com as folhas fáceis de limpar, pois é um ambiente que suja mais o ar.
No quarto
Pode ter plantas no quarto, uma planta de facto respira à noite mas bem menos do que uma pessoa ou um animal de estimação.
Pode optar pelas purificadoras do ar, são uma boa solução.
Suportes e suspensões
Uma forma de tirar mais partido das suas plantas é coloca-las em trio ou em escada, e para isso utilize, cestos, suportes e estruturas suspensas.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.