Para 4 pessoas
40 minutos
- 1 cebola
- 600g de cenouras
- 1 curgete pequena
- 1 colher de sopa de pó de caril
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- Coentros frescos e tomate-cereja para decorar
Descasque a cebola e pique-a finamente. Leve-a a alourar num tacho, juntamente com um pouco de azeite. Acrescente depois o pó de caril e deixe-o fritar em lume brando até libertar os seus aromas.
Acrescente depois as cenouras e a curgete, descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Envolva bem no refogado e cubra tudo com água a ferver. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Triture depois muito bem com a varinha mágica e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Se necessário, acrescente um pouco mais de água, até obter uma sopa com a consistência desejada, ainda espessa e muito cremosa.
Sirva bem quente com coentros frescos e tomate-cereja em pedacinhos para dar frescura.
Ficha de cultivo da cenoura
Nome vulgar Cenoura
Nome científico Daucus carota
Altura 20-30 cm
Época de sementeira Março-maio (as cenouras só se reproduzem por semente), deve fazer a sementeira no local definitivo. Como as sementes da cenoura são muito pequenas, faça um sulco e distribua as sementes uniformemente tapando-as no máximo com 1 cm de substrato
Época de colheita Três meses após a sementeira, arranque apenas as cenouras de que vai necessitando; é muito fácil a colheita, basta puxar e a cenoura sai inteira.
Local de cultivo aconselhado Meia-sombra, solos arenosos, leves, mas com alguma matéria orgânica
Rega Deve manter o substrato sempre húmido
Tipo de vaso ou floreira Tem de ser uma floreira grande, com 30-40 cm de comprimento e de altura. Em floreira opte por variedades mais pequenas ou de forma mais arredondada como Mignon, Julia ou Migo.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.