Plantas

Sardinheiras, as rainhas da varanda

Se no jardim a estrela do verão é a rosa, no terraço este papel cabe à sardinheira. Fique com 11 sugestões de sardinheiras e escolha as que mais gostar para a sua varanda!

1- Flores simples mas em abundância

As sardinheiras pendentes são muito indicados para decorar as floreiras dos balcões do terraço. As variedades mais fortes e económicas são as de flor simples mas muito abundantes.

2- Amor-perfeito à sombra

Trata-se das sardinheiras mais elegantes e variados. São os amores-perfeitos, com flores originais e muito decorativas. Ao contrário dos restantes, não suportam Sol pleno e agradecem exposição Sol/sombra.

3-  “Miss Flora” em cestos pendentes

As sardinheiras de hera adaptam-se bem a cestos pendentes. Contam com a grande particularidade de transbordar em direcção aos quatro pontos cardinais, apresentando formas redondas ou esféricas tão atrativas como as da foto.

4- Repletos de cheiro

Embora todas as sardinheiras possuam um aroma característico a seiva cheia de princípios ativos, algumas espécies completam essa fragrância com ácidos nectarinos que atraem polinizadores e repelentes de parasitas.

5- “Variegatum” com folhagem jaspeada

As formas das folhas jaspeadas destas sardinheiras complementam os verdes para encher de cor os espaços. Vigie periodicamente os troncos e botões florais e se surgirem buracos trate com produto específico.

6- Citriodorum: Para terraços fragrantes

Os Pelargonium citriodorum conhecem-se à distância porque a sua fragrância abrange todo o terraço. Embora sem flores, é muito decorativo graças ao porte pendente e à forma das folhas.

7- De folha de carvalho

O aspeto desta sardinheira com folhas com profundos lóbulos, que se assemelham ao carvalho vermelho americano, conferem aos vasos os materiais nobres, como a madeira, classe e movimento.

8- “Decora Rose” no parapeito

No parapeito do terraço não pode faltar esta variedade tão resistente ao calor, embora não à seca: nas floreiras ou simplesmente numa cesta de parede, a “Decora rose” cumpre todas as expectativas.

9- “Vesube”, a típica sardinheira vermelha

Também fica muito bem no seu terraço este tipo de sardinheira, o “vesube”, de pétalas lisas e brilhantes com grande valor decorativo e que certamente vai atrair as atenções dos seus vizinhos e amigos.

10- “Saumon Irene” para combinar

As cores muito misturadas ou muito repartidas na tabela de tons, como este salmão da variedade de sardinheira “Saumon Irene”, combina praticamente com todas as paletes cromáticas.

Pelargonium odoratissimum

11- Odoratissium, forte e fragrante

Faça o teste: esprema uma folha desta sardinheira de cheiro (Pelargonium odoratissimum) entre os dedos e inspire o seu aroma. É uma experiência inesquecível que não lhe vai deixar duvidas quanto à sua escolha para o terraço.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar