Nas idas à praia, apanhe seixos com as crianças e decore-os junto com elas. Uma atividade simples e divertida.
Neste mês de junho, chegou o verão, o tempo mais quente com o sol a sorrir!
Para aproveitar as primeiras idas à praia ou os passeios à beira-rio, proponho-vos uma atividade útil e que consegue entreter os mais novos: seixinhos pintados para decorar vasos ou uma horta.
É uma alegria para as crianças mexer em conchas, pedrinhas e na areia! No verão, há mais tempo para brincar, explorar e inventar.
Para trazer o sabor estival para dentro de casa, aliamos a Natureza à criatividade. Sim, porque proibido é aborrecerem-se!
COMO FAZER
1. Escolham os seixos mais lisos. Lavem-nos e sequem-nos bem com o pano.
2. Desenhem a lápis motivos relacionados com o mar, praia, verão ou que os mais pequenos preferirem. Pintem os desenhos, começando pelas cores mais claras. Deixem secar completamente e passem uma segunda demão, especialmente nos seixos mais escuros.
3. Quando a pintura estiver seca, é hora de envernizar a frente dos seixos. Deixem secar o verniz e só depois envernizem a parte de trás.
4. Colem os seixos pintados nos vasos como forma decorativa (opcional) ou coloquem-nos simplesmente sobre a terra em conjunto com outros seixos normais, protegendo e decorando as plantas envasadas.
O acabamento nos vasos
Não tem apenas uma finalidade estética e decorativa, é igualmente muito importante para proteger a terra de efeitos prejudiciais como a erosão, bem como mantê-la húmida.
Além disso, o acabamento ajuda a conter o substrato dentro do vaso, ou seja, no momento da rega, os seixos impedem que a terra respingue e suje a planta, o próprio vaso ou até a área envolvente.
É possível utilizar diferentes materiais, de diferentes tamanhos, cores e texturas, dependendo do efeito que se deseja para cada vaso.
Algumas pedras conferem um visual mais rústico ou mais sofisticado; já as desenhadas e pintadas pelos mais pequenos dão um visual divertido e muito personalizado ao seu vaso.
DICA
Os seixos também podem servir como marcadores dos cultivos de uma horta, floreiras ou para identificar as árvores. Para tal, a criança poderá escrever o nome da espécie no seixo decorado. Uma forma divertida de aprender a conhecer algumas espécies!
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.