Uma semana de agosto com temperaturas de outono, os dias são para cuidar das suas plantas. Regar, podar, fertilizar, colher, e tratar se por acaso observar algumas pragas ou doenças.
Nos dias 11 e 12: plantar e semear frutos
Framboesas
Cada vez há mais pessoas a quererem cultivar frutos vermelhos, são saudáveis e deliciosos e são fáceis de cultivar. As framboeseiras são plantas arbustivas que crescem como trepadeiras, uma espécie de silvas.
Convém encostá-las a uma parede ou muro, ou a uma estrutura de apoio do tipo espaldeira. Pode atá-las para garantir que ficam seguras.
São plantas com picos, por isso convém utilizar luvas quando as planta.
Para além disso, quando compra as suas framboeseiras certifique-se se compra uma espécie remontante (que vai frutificar no ramo do ano); evite uma não remontante (que frutifica no ramo do ano anterior), pois neste caso deverá ter cuidado com a poda para não comprometer a frutificação.
Condições de cultivo
Estas são plantas que necessitam de zonas com pelo menos 4 a 5 horas de sol direto por dia mas também necessitam de horas de frio para frutificar.
É muito importante a qualidade do substrato que se utiliza pois elas precisam de substratos com textura média, ricos em matérias orgânica e com um pH ligeiramente ácido. Podem ser plantadas no outono, primavera e verão.
Como todos os frutos vermelhos têm a mesma exigência em termos de substrato vamos aproveitar o espaço no vaso para outras culturas. Assim, pode plantar em volta da framboesa, morangueiros também eles remontantes para que tenhamos várias frutificações ao longo do ano.
Veja mais: Vídeo: Como Plantar Framboesas
Propriedades e benefícios das framboesas
Combatem a retenção de líquidos, ajudam o organismo a libertar toxinas, fortalecem o cabelo, as unhas e a pele.
Ricas em antioxidantes, como a vitamina C. Ou seja, uma mão cheia deste fruto cobre cerca de 88% das nossas necessidades diárias desta substância.
Nos dias 13, 14 e 15, plante e semeie raízes
Rabanetes
Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina rapidamente (30 a 45 dias tem produção). Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.
Condições de cultivo
Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes.
Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira. De qualquer forma, em quatro semanas terá os rabanetes prontos a arrancar da terra e meter na saladeira!
Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes
Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia pois tem um grande poder diurético, ajudando a combater infeções do sistema urinário.
É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial.
Especialmente rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.
Nos dias 16 e 17: semear e plantar flores
Impatiens
Vou falar de uma Impatiens especial, a variedade sunpatiens, porque se desenvolve bem à sombra e ao sol. Tem também uma floração exuberante e prolongada, que dura desde a primavera até ao outono. São plantas robustas que podem crescer até 90-120 cm.
A Impatiens Sunpatiens é um híbrido de Impatiens waleriana criado pela companhia japonesa Sakata Seed Corporation. São originárias do Quénia, Moçambique e Zanzibar.
Condições de cultivo
Tanto se desenvolvem bem ao solo pleno como na sombra ou meia sombra.
Se plantar em vaso deve fazer uma boa drenagem do mesmo, com a colocação de uma camada de argila expandida no fundo.
Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânico, por isso deve fertilizá-las quando da plantação e mensalmente durante o verão.
Deve regar com muita regularidade principalmente nos períodos de maior calor. São Plantas tolerantes ao calor e à humidade.
Como cultivar?
- Antes de tudo, abrir uma cova com uma dimensão ligeiramente superior ao tamanho do vaso.
- Colocar um adubo orgânico para plantas com flor.
- Colocar cada planta no centro para que fique estável e colocar a terra que se retirou ou novo substrato até a planta ficar à mesma altura do que estava no vaso.
- Deve deixar sempre 20 a 30 cm de distância entre plantas.
- Regar a seguir à plantação.
Ou veja o vídeo passo a passo!
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.