Nesta semana do Carnaval, se ficar por casa, aproveite para fazer uma série de sementeiras para que na primavera não faltem os legumes, os frutos e as flores. As temperaturas vão finalmente subir um pouco, depois dos últimos dias gelados. Parece que finalmente a chuva chegou, bem necessária é para o sucesso das sementeiras de primavera. Tenha em atenção que no dia 14 como é dia de nodo lunar deve evitar as tarefas de sementeiras.
Os dias 11,12 e 13 são os ideais para semear e plantar frutos
Os morangos são frutas absolutamente indispensáveis em qualquer horta, jardim ou mesmo varanda ou terraço. São originários da Europa e sabemos que são consumidos desde o sec. XV em França e em Inglaterra.
São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos. As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro.
Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto. Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.
Aquilo que nos normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o recetáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.
Propriedades medicinais e benefícios dos morangos
São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural. Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.
No 15 plante e semeie raízes
A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, normalmente é encarnada,no entanto há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.
A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, cuidado no transplante para não danificar as raízes. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.
Propriedades medicinais e benefícios da beterraba
É tubérculo adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.
É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A,B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.
Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.
Dica
Atenção a quem tenha problemas de pedras nos rins, não deve consumir beterraba em excesso pois é rica em oxalato que pode agravar este quadro clínico.
Receita de sumo de beterraba (detox natural)
- 1 beterraba
- 1 cenoura
- 1 laranja
- Água
Preparação: Misturar tudo no liquidificador e ir bebendo ao longo do dia ou em jejum. Purifica, desintoxica e contribui para uma pele brilhante.
Nos dias 16 e 17 plante e semeie flores
Está na hora de semear uma das minhas flores de época favoritas, as ervilhas-de-cheiro, no jardim dos meus pais e da minha avó nunca podiam faltar, de várias cores e com o aroma mais doce e delicioso que para mim cheira a tardes de verão.
Deve semear já em local definitivo, no jardim, nos canteiros e até em vaso e floreiras. É uma planta trepadeira, pelo que quando começar a crescer deve ser conduzida com tutores, junto a paredes, gradeamentos, etc.
Nos dias 11 a 17 combata pragas, doenças e infestantes
Nesta semana combata as pragas e infestantes, limpe os canteiros, vasos e floreiras, veja se há algum sinal da presença de pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas, etc. Combata-as de imediato para que não alastrem a outras plantas. Remova as infestantes para que estas não entrem em competição com as sementeiras. Monde os canteiros removendo as ervas que começam a aparecer depois da chuva.
Leia também: Calendário lunar de fevereiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.