Tarefas de jardinagem

Tarefas da semana: 4 a 10 de agosto

Vindo o agosto, parece que as temperaturas finalmente aumentaram, as plantas crescem mais e para tal precisam de ser regadas, fertilizadas e limpas das flores e folhas secas, para que possam florir mais tempo e em melhores condições.

Pode usar fertilizantes caseiros como borras de café, cascas de ovo, aspirina ou cascas de banana, veja no vídeo como fazer.

São também muitas as colheitas que pode fazer para usufruir ao máximo das suas produções.

Nos dias 4, 5 e 6, plante e semeie raízes!

Batatas, jamonation

Um alimento consensual e universal, muito utilizado na culinária um pouco por todo o lado, sendo em algumas civilizações uma dos alimentos mais consumidos.

É um alimento muito versátil e  delicio de todas as formas, cozidas, fritas, assadas, em purés, sopas, etc, é utilizada em entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Há muitas variedades de batata com sabores, cores e formas muitas distintas.

Condições de cultivo

Necessitam de um solo fofo pois as suas raízes não penetram facilmente. É importante fazer-se uma amontoa ou um bom acolchoamento.

Para plantar , corte as batatas em pedaços  pequenos (cada um deve ter pelo menos um olho) e enterre-as cerca de 7-8 cm de profundidade. Deixe cerca de 30-40 cm entre plantas.

Pode plantar agora e nas zonas mais quentes pode também plantar no inverno. Necessita de regas frequentes mas moderadas. O excesso de humidade pode provocar míldio e afetar a produção.

Propriedades medicinais e benefícios da batata

Rica em vitamina K, complexo B e C. Também muito rica em sais minerais como o fósforo, ferro, potássio e cálcio.

Nos dias 7 e 8, pode plantar e semear algumas flores

Fuchsia, John Rusk

Os brincos-de-princesa ou fúchsia são plantas com flores de formas e cores muito originais.

Há muitas variedades de brincos-de-princesa, e todos os anos novas variedades são lançadas no mercado. Tantos colecionadores destas plantas existem e partilham as suas colecções um pouco por todo o mundo.

Algumas têm um porte mais ereto e podem atingir 1-1,5 m de altura e outras com um porte mais rasteiro que não passam dos 40-50 cm. São plantas que podem ser usadas no jardim, em floreira, vaso ou cesto suspenso.

As flores são lindas e têm normalmente dois tons de cor-de-rosa diferentes.

São plantas que podem ser de folha persistente ou semicaduca, perdendo parte da folhagem em invernos muito frios.

Como cultivar e manter

São plantas que preferem zonas de meia sombra, de preferência algumas horas de sol de manhã e sombra durante a tarde.

Gostam de substratos férteis e bem drenados. Precisam de regas regulares pois não aguentam bem períodos prolongados de secura.

  • Deve deixar sempre o substrato húmido mas sem ser encharcado, pois as raízes apodrecem com excesso e água.
  • Devem ser fertilizados quinzenalmente na primavera e no verão, quando estão em pleno período de floração.
  • Devem ser ligeiramente podados no inverno para garantir floração na estação seguinte.
  • Deve retirar as flores e folhas secas para evitar o aparecimento de pragas e doenças

Leia mais: 7 fertilizantes caseiros e naturais

Nos dias 9 e 10, comece a semear e plantar folhas

Quanto mais legumes verdes introduzirmos na nossa alimentação, melhor para a nossa saúde. Uma forma de consumirmos mais vegetais na alimentação é produzi-los na horta, no jardim ou até na varanda.

Os agriões, são indispensáveis. Semeie regularmente para ter sempre à mão, quem semeia colhe!

Agrião, Wendell Smith

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera bem as temperaturas muito altas deste mês de agosto. Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação — deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Ainda no dia 4 de agosto, lembre-se de combater pragas e doenças

Muitas são as pragas que atacam as plantas nesta época, lagartas, pulgões, cochonilhas, ácaros, etc. Veja nos nossos vídeos como pode combatê-las com sucesso.

E nos dias 4, 5 e 6 de agosto, faça as suas colheitas

Pode assim aproveitar para colher fruta da época como melão, meloa, melancia, pêssegos, ameixas e as peras.  Na horta muitos são os legumes disponíveis: curgete, tomate, pimento e piripiri estão prontos a ser colhidos e consumidos

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar