Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de fevereiro

Goivos

Os dias estão cada vez maiores e mais amenos, não se atrase a fazer as plantações e sementeiras de primavera, esta é uma boa altura para preparar a sua horta e o seu jardim, cavando e fertilizando. Pode plantar algumas árvores de fruto, trepadeiras, arbustos e aromáticas. Faça já as sementeiras de flores de época para a primavera e de bolbos para o verão.

No dia 17 plante e semeie flores

Os goivos são uma flor herbácea anual muito usada nos jardins portugueses desde sempre, tem umas flores muito aromáticas e de variadas cores – branco, rosa e púrpura estão em flor na primavera e no verão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito e de solos bem drenados, não toleram o encharcamento. Resistem a longos períodos de seca. É uma planta muito rústica que resiste ao frio.

É muito utilizada não nos jardins em bordaduras floridas, em vasos e floreiras.

Propriedades medicinais dos goivos

As flores de goivo são comestíveis, sendo utilizadas em saladas ou sobremesas. As sementes possuem propriedades medicinais (diuréticas, estimulantes, expetorantes, tónicas). Espécie sensível ao pulgão e ao oídio.

Mizuna

O dia 18 é o ideal para semear e plantar folhas

As saladas são indispensáveis em qualquer época do ano, mas na primavera e verão é que são mais apetecíveis. Para que não lhe faltem saladas variadas semeie já a mizuna e a pois nunca  é demais para “apimentar” as suas saladas. Fácil de semear e de cultivar, só não lhe pode faltar com a rega pois está muito calor e para germinarem as sementes precisam de água.

Propriedades e benefícios da mizuna

Uma hortícola muito nutritiva mas pouco calórica; excelente fonte de vitamina A e C, sais minerais tais como  sódio, potássio, magnésio e cálcio. Tem conhecidas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-virais. anticancerígena, desintoxicantes e anti-histamínicas.

Ervilhas

Nos dias 19 e 20 deve semear as suas flores e plantar  frutos

Muitas vezes quando falamos de frutos, toda a gente pensa em morangos, maçãs, peras e bananas. Não esquecer que as ervilhas e as favas são frutos e como tal, este é o dia ideal para as semear esta semana. São leguminosas deliciosamente saudáveis e que devem fazer parte de uma alimentação rica e variada.

Condições de cultivo

Existem vários tipos de ervilhas, as anãs, as médias e as trepadeiras. As ervilhas gostam de um solo com um pH entre os 6-6,5. Não gosta de solos calcários. Desenvolve-se melhor em zonas temperadas pois não aguenta nem muito calor nem muito frio.

Deve semear em local definitivo, deite as sementes a 2 cm de profundidade, mais ou menos três sementes por cova. Deixe um espaçamento entre plantas de 10-15 cm. As regas devem ser moderadas, mas no período de floração e de crescimento das vagens, não lhe pode faltar a água. Colha quando as vagens estão cheias, mas não deixe secar demais para que os grãos não fiquem rijos.

Pastinaca

Nos dias 21, 22 e 23 deve semear as suas raízes

Esta é uma excelente altura para semear as suas pastinacas, parecidas com a cenoura em tipo de cultivo. São deliciosas, muito nutritivas e originais.

Condições de cultivo

Sendo uma raiz precisa um terreno bem preparado com o recurso a de lavours profunda e esmiuçamento da terra com grade, para que as pastinacas se desenvolvam em boas condições.

Pode semear de fevereiro-maio ou setembro-outubro. Faça uma sementeira a a lanço ou em regos. Pode fazer a sementeira em local definitivo ou semear em tabuleiros e transplantá-las na altura certa.

Propriedades e benefícios da pastinaca

Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, antirreumáticas, facilita a digestão, diminui o colesterol, combate as constipações, acalma a tosse e é afrodisíaco. Utilizado como adelgaçante e combate a hipertensão, gota, retenção de líquidos e cálculos renais.

Dias 21, 22 e 23 faça as suas colheitas

São muitas as hortícolas que pode colher nesta época, todo o tipo de couves, espinafres, brócolos, endívias e algumas alcachofras.

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar